A Alemanha e a França estão a discutir uma alteração radical na União Europeia. A ideia é criar uma Zona Euro mais pequena, mas mais integrada e com maior potencial. Nestes planos podem estar incluídas saídas de países actualmente no euro.
A notícia está a ser avançada pela Reuters que cita fontes da União Europeia, que revelam que os dois países estão a considerar criar um grupo de países mais pequeno, mas com níveis de crescimento e estruturas mais semelhantes.
A Reuters adianta que as discussões entre os responsáveis da Alemanha, França e Bruxelas estão a ir mais longe, aumentando a possibilidade de um ou mais países abandonarem a Zona Euro. Ao mesmo tempo, os que permanecerem na Zona Euro deverão tomar medidas para que se proceda a uma integração mais profunda em termos económicos, incluindo nas políticas fiscais e orçamentais.
A agência de informação realça que ontem o presidente francês, Nicolas Sarkozy, desvendou parte desta discussão, ao referir, em declarações a estudantes de Estrasburgo, que uma Europa a dois ritmos é o único modelo para o futuro.
Uma fonte oficial da União Europeia, citada pela Reuters, diz que a alteração na Zona Euro tem sido discutida ao nível “intelectual” mas que não passou para uma fase operacional ou técnica. Já uma fonte oficial do governo francês disse que tal projecto não está a ser trabalhado.
O jornal alemão “Handelsblatt revela também que o partido de Angela Merkel quer que seja possível que os membros da União europeia saiam da Zona Euro, de acordo com um artigo que vai ser publicado amanhã.
Se assim o desejar, visite aqui a fonte da informação
Sem comentários:
Enviar um comentário