As autoridades norte-americanas acusaram um grupo de sete pessoas de controlar cerca de 4 milhões de computadores para uma fraude relacionada com anúncios on-line. Seis dos acusados foram detidos
O esquema foi desvendado pelo Departamento de Justiça dos EUA, que adiantou que esta fraude decorreu entre 2007 e 2011.
Durante este período os sete arguidos, seis cidadãos estónios e um russo, criaram empresas falsas que se fizeram passar por organizações especializadas em publicidade on-line legítimas.
Através desta fraude, o grupo conseguiu posteriormente instalar programas maliciosos em cerca de 4 milhões de computadores em mais de uma centena de países.
Estes programas serviam para controlar as buscas dos PC infectados, redireccionando os utilizadores para determinados sites e anúncios, sendo que sempre que estes sites e anúncios recebiam uma visita o grupo recebia também dinheiro.
A lógica era semelhante à actividade das empresas de publicidade on-line, mas desta vez as autoridades norte-americanas alegam que os resultados estavam viciados em benefício do grupo.
Segundo o Departamento de Justiça, entre 2007 e 2011 este grupo conseguiu ganhar pelo menos 14 milhões de dólares com o esquema.
Deste grupo apenas um dos membros, de origem russa, não foi detido pelas autoridades norte-americanas, que congelaram as contas bancárias da rede.
Se assim o desejar, visite aqui a fonte da informação
Sem comentários:
Enviar um comentário