terça-feira, 29 de novembro de 2011

Investigadores alertam para falha em impressoras da HP

Investigadores norte-americanos alertaram a HP para a existência de uma falha nas impressoras da fabricante, que pode ser aproveitada para controlar remotamente os equipamentos ou mesmo incendiá-los

A informação está a ser avançada pelo portal MSNBC, a quem os investigadores da Universidade de Columbia explicaram a falha.

Segundo a dupla de investigadores, que afirma já ter apresentado as conclusões da investigação à fabricante, várias impressoras da HP têm uma vulnerabilidade que pode ser aproveitada para diversos fins, desde o roubo de informação à possibilidade de pegar fogo aos equipamentos, através do envio massivo de instruções destinadas a aumentar o aquecimento das impressoras.

Na investigação levada a cabo por Ang Cui e Salvatore Stolfo, os académicos, especializados em segurança informática, revelam que conseguiram instalar um programa malicioso nas impressoras LaserJet da fabricante, devido ao facto de estes equipamentos aceitarem actualizações de software sem analisar a assinatura digital do mesmo.

Citada pelo portal MSNBC fonte da HP refere que está a analisar a investigação, mas nega que o problema seja tão grave como os investigadores dizem.

Para Keith Moore, Chief Technologist da HP, desde 2009 que as impressoras da empresa apenas fazem actualizações com assinatura digital e todos os equipamentos que estejam protegidos com firewall não são afectados pela falha.


(Se assim o desejar, visite aqui a fonte da informação)

Sem comentários:

Enviar um comentário