quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

China Three Gorges e EDP investirão juntas em novos projectos no Brasil

Chineses irão desenvolver conjuntamente com a EDP novos empreendimentos no mercado brasileiro, mas no caso dos parques eólicos a Three Gorges terá "participação minoritária", indicou a secretária de Estado do Tesouro.


O plano da China Three Gorges no âmbito da privatização da EDP prevê que a empresa chinesa e a EDP passem a investir juntas em novos projectos no mercado brasileiro, mas sem afectar a composição accionista da EDP Brasil.

O objectivo da China Three Gorges não é entrar no capital da EDP Brasil (que já está parcialmente disperso em bolsa, tendo o grupo EDP pouco mais de metade da empresa), mas sim formar parcerias para investimento conjunto em novos empreendimentos no mercado brasileiro.

A secretária de Estado do Tesouro e Finanças, Maria Luís Albuquerque, esclareceu, após a conferência de imprensa do Conselho de Ministros, que "a EDP fica intocada no Brasil", porque a China Three Gorges apenas entrará em alguns projectos, que serão analisados caso a caso.

A mesma responsável chegou a afirmar em conferência de imprensa que as parcerias seriam realizadas com investimentos em partes iguais entre a Three Gorges e a EDP, mas indicou entretanto que caso a empresa chinesa entre em parques eólicos no Brasil irá fazê-lo "com participação minoritária dado o Brasil ser ‘área EDP’".


In' Jornal de Negócios

Sem comentários:

Enviar um comentário