quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

EDP e JM valorizam mais de 1% e levam PSI-20 a contrariar Europa

O PSI-20 esteve a subir em torno de 1% durante grande parte da sessão, mas o avanço atenuou-se, depois de o BCE ter divulgado que os empréstimos à banca europeia da semana passada levaram o seu balanço para um máximo histórico. Lisboa conseguiu manter-se em alta, no meio de uma Europa vermelha. Índice avança há quatro sessões.

A bolsa nacional conseguiu encerrar hoje em terreno positivo, impulsionada principalmente pela EDP e pela Jerónimo Martins. A queda superior a 2% da Galp Energia não foi suficiente para conduzir o índice de referência ao terreno negativo.

O PSI-20 avançou 0,39% para 5.482,86 pontos, naquela que é a quarta sessão consecutiva de ganhos. Onze das 20 cotadas fecharam em terreno positivo, conseguindo contrariar o sentimento negativo da Europa.

A bolsa nacional e a Europa até estiveram a negociar em forte alta durante a sessão, dinamizada pelo sucesso do leilão de curto prazo de Itália, com a queda para metade dos custos de financiamento para o Tesouro transalpino.

Contudo, pelas 14 horas, o BCE divulgou o seu balanço, com 2,73 biliões de euros, um montante nunca antes atingido. A justificar essa subida estiveram os empréstimos, que dispararam 32% em uma semana, naquela que foi uma medida da entidade para ceder liquidez à economia da Zona Euro.

Leia mais em Jornal de Negócios

Sem comentários:

Enviar um comentário