sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Three Gorges interessada na posição que o Estado ainda detém na EDP

A CTG encontra-se impedida de reforçar a sua posição na EDP durante os próximos quatro anos. No entanto, ressalvam-se algumas excepções e uma delas é a eventual venda dos restantes 4% que o Estado português ainda tem na eléctrica.

O presidente da China Three Gorges estaria interessado em reforçar a sua posição na EDP, se o Estado decidisse vender as obrigações convertíveis em acções que detém na eléctrica portuguesa.

O responsável falou na conferência de imprensa que se seguiu à assinatura do contrato de venda de 21,35% da EDP à CTG, operação em que a Crédit Suisse foi “lead advisor” empresa chinesa na oferta.

Uma das excepções à limitação de reforço da posição dos chineses na eléctrica portuguesa, é se o Estado decidir vender as obrigações convertíveis em acções que ainda detém na EDP, explicou Guangjing na conferência de imprensa após a assinatura do contrato.

Se o Estado decidisse vender essa posição, a empresa que é dona da maior barragem do mundo estaria “estaria interessada” em adquiri-la, disse. O Estado vendeu 21,35% dos 25,05% que tinha na EDP. A posição remanescente é de 3,7% e está denominada em obrigações convertíveis em acções.

Foi a primeira vez que se mencionou a hipótese de o Estado vender a posição com que permanece na eléctrica portuguesa. Sobre eventuais reforços depois de terminar o período de quatro anos em que estão impedidos de reforçar na eléctrica portuguesa, o responsável chinês não se pronunciou. "Veremos no futuro", disse.

Quanto a novas aquisições, disse não ter nada em perspectiva. A China Three Gorges tem uma abordagem oportunística quanto a eventuais aquisições. Se surgir alguma coisa interessante "interessante" e que seja suficientemente "barata" iremos considerar, disse.

Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário