segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

BCP e BES avançam 10% em cinco sessões de ganhos

Os prejuízos relativos a 2011 que os bancos apresentaram na sexta-feira não interromperam o ciclo de ganhos que registam há cinco sessões. O BCP ganhou hoje perto de 3%, o BES somou 1,5%.

O vermelho das contas de 2011 não tingiu as acções do BCP e do BES na primeira sessão após a sua apresentação. Os analistas olharam para os prejuízos dos bancos – que eram já previstos – e retiraram algumas conclusões positivas, o que animou os títulos da banca. Os bancos avançaram e estão há cinco sessões a ganhar terreno.

O BCP encerrou o dia a subir 2,82%, o que levou os títulos aos 0,146 euros. Foi a primeira sessão depois de o banco presidido por Carlos Santos Ferreira apresentar o maior prejuízo da sua história (786 milhões de euros) e depois de o banco ter assumido o recurso ao capital do Estado disponibilizado no fundo de capitalização.

O CaixaBI considerou, numa nota de “research”, que “não foram divulgadas alterações significativas nas principais tendências de negócio”, apesar do resultado negativo. A casa de investimento indicou também que, retirando os efeitos extraordinários que prejudicaram os principais bancos portugueses, o BCP manteve a “tendência esperada face à conjuntura actual”.

Assim, os resultados negativos apresentados na sexta-feira – apesar dos resultados positivos na Polónia, Moçambique e Angola, como salienta o CaixaBI – não impediram a quinta sessão consecutiva de avanços, período em que o BCP acumula um ganho de 9,77%.

BES soma com margem financeira a surpreender

Nas mesmas cinco sessões, o BES acumula um ganho de 9,76%. Hoje, o banco liderado por Ricardo Salgado somou 1,50% e terminou nos 1,35 euros. Na sexta-feira, o BES também revelou um resultado líquido negativo de 108,8 milhões de euros.

Na opinião dos analistas do CaixaBI, o banco não apresentou nenhuma surpresa nos números e teve como suporte a sua actividade internacional.

A casa de investimento do BPI assinalou o crescimento da margem financeira do BES, que “surpreendeu pela positiva”. Ao contrário do BCP, o BES rejeitou a necessidade de ter de recorrer ao fundo de capitalização da banca.

BPI ganha mais de 2%

O BPI, apesar de não ter assumido o recurso ao fundo de 12 mil milhões, manteve apenas em aberto essa opção. Depois de na semana passada ter apresentado também resultados negativos de 203 milhões de euros – considerados “maus” por Fernando Ulrich –, o banco subiu hoje 2,11% para 0,485 euros.

Ainda na banca, nota para o Banif que somou 0,34% para 0,298 euros.


Para visitar a fonte da informação, clique aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário