sábado, 18 de fevereiro de 2012

Fernando Girão gravou álbum em idioma inventado por si

O cantor e compositor Fernando Girão inventou um idioma para se expressar com o qual compôs canções que constituem o álbum Axayara que domingo é apresentado em Coimbra, com o pianista Emílio Robalo.

No CD, editado pela Numérica, Fernando Girão toca todos os instrumentos e canta cada uma das 11 canções compostas e escritas por si.

Fernando Girão apresenta Axayara no Fórum FNAC Coimbra, no domingo, às 17h. À Lusa, Fernando Girão reconheceu que este é um disco «quase impraticável de colocar num palco, pois seriam precisos uns 12 músicos», mas afirmou que irá «estudar um formato mais pequeno de músicos que permita levar Axayara aos palcos».

No booklet que acompanha o CD, cada uma das letras está escrita neste «idioma misterioso». Yalabara Onyê abre o CD que totaliza 51 minutos e que encerra com Oyê Xama Fazira.

Ozinô, Xamê Yarabá e Sambô dy Ká são outras canções que integram o álbum.

«Papel fundamental na gravação deste CD foi o do meu amigo e grande produtor Vicente Pereira», salientou Girão, que co-produziu o álbum com Vicente Pereira, tendo-o gravado no estúdio deste - o Estúdio 107, em Cascais.

Referindo-se ao idioma inventado, Fernando Girão disse: «Foi uma incumbência entre o aqui e as minhas crenças espirituais».

Apesar de «falar e escrever muito bem português, espanhol, inglês, francês, alguns dialectos africanos e arranhar italiano», surgiu-lhe este idioma como expressão ideal do que queria transmitir.

Este idioma começou a surgir quando Fernando Girão actuava em Los Angeles, com «um grupo fabuloso de músicos», do qual faziam parte «o baterista Harvey Mason e o último pianista de Miles Davies», entre outros

No fundo, este disco é uma súmula da world music», afirmou à Lusa.

O álbum inclui três prefácios, um deles assinado pelo compositor e produtor Kit Walker, no qual afirma que Axayara é música espiritual. Alegre, arrebatadora, cheia de vida e que a todos encoraja a regenerar o nosso potencial humano, apelando ainda a que a «oiçam com o coração».

Este é o 18.º álbum de Fernando Girão, 60 anos, nascido em São Paulo, no Brasil, filho da cantora Maria Girão e do guitarrista Fernando de Freitas, que vive em Portugal desde os 17 anos «e um pouco pelo mundo», como disse à Lusa.

In' Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário