terça-feira, 13 de março de 2012

Fitch sobe "rating" da Grécia e retira-a de "incumprimento parcial"

A dívida de longo prazo da Grécia está agora classificada em "B-", deixando de ser "incumprimento parcial". A Fitch tinha cortado o "rating" da dívida grega na passada sexta-feira, invertendo agora essa decisão, após a conclusão da operação de perdão da dívida. Esta foi a primeira revisão em alta desde 2003.

Uma subida da "rating" para a dívida da Grécia é inédita nos últimos oito anos e meio. Mas foi isso que a Fitch hoje fez: a notação financeira do crédito grego melhorou.

A Fitch atribui agora uma classificação de risco à dívida da Grécia de "B-", quando tinha descido a notação financeira há menos de uma semana, a 9 de Março.

Na sexta-feira, a Fitch cortou a notação da dívida helénica, passando de “C”, dívida com riscos substanciais de incumprimento, para “RD”, que aponta para um “incumprimento parcial”.

Hoje, terça-feira, a mesma agência de “rating” toma uma decisão inversa: a de subida do “rating” do crédito grego de “RD” para “B-”. A nova classificação indica, ainda assim, que a dívida é “altamente especulativa”, mas é superior àquela que era atribuída à Grécia antes do último corte.

Leia mais no Jornal de Negócios

Sem comentários:

Enviar um comentário