quarta-feira, 14 de março de 2012

Interesse da Mota-Engil na ANA é "muito reduzido"

O presidente executivo da Mota-Engil afirmou esta quarta-feira que o interesse do grupo na privatização da ANA - Aeroportos de Portugal é "muito reduzido" e admitiu a possibilidade de abandonar o consórcio formado para concorrer à operação.

A Mota-Engil integra o consórcio Asterion, criado para concorrer à privatização da ANA e à construção do novo aeroporto de Lisboa, que o anterior Governo tinha definido que estariam associadas.

No entanto, como explicou o presidente executivo da Mota-Engil, Jorge Coelho, "as circunstâncias daquilo que vai ser a privatização da ANA, por indicação do Governo, são diferentes daquelas que estavam na base da criação do consórcio Asterion e o nosso interesse tinha a ver, acima de tudo, com a componente da construção" do novo aeroporto.

"Até é normal que vá haver mudanças no consórcio e o nosso interesse neste momento é muito reduzido relativamente a essa matéria", acrescentou Jorge Coelho, quando questionado pelos jornalistas na conferência de imprensa de apresentação dos resultados de 2011 da Mota-Engil.

"Não é nossa função gerir aeroportos e o que está em causa é a gestão do aeroporto e não a construção do novo aeroporto", justificou.

Quando questionado sobre se a Mota-Engil vai abandonar o consórcio Asterion, Jorge Coelho afirmou: "Formalmente não está ainda definido isso, mas é normal que não só nós mas a generalidade dos elementos que estão no Asterion, face ao novo formato que tem a privatização da ANA, não tenham interesse naquilo que vai ser" a operação.

"A Brisa não dirá o mesmo. Faz parte do consórcio e terá interesses de outra natureza nessa mesma privatização", referiu Jorge Coelho.

Além da Mota-Engil e da Brisa, integram o Asterion a Somague, a Caixa Geral de Depósitos, o Millennium BCP, o Banco Espírito Santo, a MSF Engenharia e a Lena Construções, segundo a informação disponível na página do consórcio na internet.

O secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, disse, a 1 de Março, que o Governo espera ter a operação de privatização da ANA - Aeroportos de Portugal concluída até ao final deste ano.


(Se assim o desejar, visite aqui a fonte da informação)

Sem comentários:

Enviar um comentário