sexta-feira, 2 de março de 2012

Portugueses pagam 8ª gasolina mais cara da Europa

Os automobilistas portugueses circulam com a oitava gasolina mais cara da Europa, segundo dados da Comissão Europeia com base em preços recolhidos na passada segunda-feira.

A estatística europeia recolhe 1,6520 euros por litro na Super95,em Portugal, enquanto em Espanha se pagava uma média de 1,4320 euros por litro.

Comparativamente, enquanto Portugal figurava entre os oito mais caros, a Espanha pode atrair mais automobilistas uma vez que consome a 18ª gasolina mais cara entre os 27 países da UE.

O preço médio europeu (ponderado do peso de cada país) situou-se em 1,6108 euros/litro. Bulgária (1,2719 euros por litro) e Chipre (1,3042 €/l) eram os países com a gasolina mais barata no espaço europeu.

Na análise dos preços sem impostos, Portugal ocupava a sexta posição no ranking dos países com a gasolina mais cara, enquanto a Espanha estava entre os três primeiros.

Note-se por fim que, excluindo o imposto, a Espanha conta com preços mais elevados do que Portugal na Super95, mas depois de aplicado o ISP, a gasolina fica, pelo menos, 20 cêntimos mais cara em Portugal.

In' DD

Sem comentários:

Enviar um comentário