segunda-feira, 23 de abril de 2012

Wall Street cai pressionada por incerteza política na Europa

As eleições em França e a queda do Governo na Holanda vieram introduzir maior pressão sobre a Europa e maiores receios em relação à crise de dívida europeia que ainda não se conseguiu estancar. Estes foram os principais responsáveis pelas quedas das bolsas dos EUA.

 O Dow Jones recuou 0,79% para 12.926,86 pontos, o Nasdaq cedeu 1% para 2.970,45 pontos e o S&P500 caiu 0,84% para 1.366,94 pontos. Os índices norte-americanos acompanharam a evolução das praças europeias, que hoje registaram descidas acentuadas devido essencialmente aos receios relativos à crise de dívida na Europa. E os receios acentuaram-se depois de no fim-de-semana terem decorrido as eleições francesas e de hoje o primeiro-ministro holandês ter apresentado a sua demissão.

François Hollande vai à frente na corrida à presidenciais francesas. E a perspectiva da vitória do socialista na segunda volta está a levar a um agravamento da percepção de risco sobre o país nos mercados. Os receios de que França não implemente as medidas necessárias para reduzir o défice são os principais responsáveis por este agravamento.

O Governo holandês confirmou hoje que apresentou a demissão à Rainha Beatriz, o que deverá resultar em eleições antecipadas no país, que enfrenta uma crise política devido à discórdia sobre a aplicação de medidas de austeridade. O pedido de demissão surgiu depois de no fim-de-semana o Governo ter perdido o apoio do Partido da Liberdade, liderado por Geert Wilders, que se mostrou indisponível para apoiar as medidas de austeridade que o primeiro-ministro pretende implementar.

As acções que foram mais penalizadas por estes receios foram as do sector financeiro. O Bank of America recuou 2,15% para 8,18 dólares, o Citigroup perdeu 1,89% para 33,25 dólares o Goldman Sachs cedeu 0,61% para 111,75 dólares.

Em destaque esteve também a Wal-Mart, ao perder 4,69% para 59,52 dólares, depois de ter sido noticiado que a empresa está a ser alvo de uma investigação, devido a alegados subornos feitos para acelerar a abertura de lojas no México. As agências de informação revelam que a empresa pode perder alguns executivos caso se confirme que estes sabiam dos casos de subornos.

A Google fechou a subir 0,26% para 597,60, mas foi das poucas cotadas que conseguiu contrariar a tendência de perdas entre as cotadas. A Yahoo caiu 1,73% para 15,33 dólares.

O dia foi marcado pela apresentação de resultados do Facebook. A empresa revelou uma quebra de lucros de 12% para 205 milhões de dólares (155 milhões de euros), no primeiro trimestre, e um aumento das receitas de 45% para 1,06 mil milhões de dólares.


In' Jornal de Negócios

Sem comentários:

Enviar um comentário