Primeiro chefe de missão do FMI em Portugal diz que o ajustamento orçamental de Portugal está no "bom caminho" e "em boas mãos".
Poul Mathias Thomsen elogiou esta tarde a implementação do programa de ajustamento de Portugal, durante uma conferência esta tarde na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
Para o antigo chefe de missão do FMI em Portugal, o ajustamento orçamental de Portugal está no “bom caminho” e “em boas mãos”.
E embora ainda numa fase inicial, existem "boas notícias" sobre a implementação do programa.
Citado pela Bloomberg, Thomsen reiterou que Portugal pode regressar aos mercados em Setembro do próximo ano e que existem “sinais encorajadores” na implementação do programa. Para o responsável, a economia portuguesa está a "corrigir os desiquilíbrios" do passado.
Além de Thomsen, o actual director adjunto do Departamento Europeu do FMI que foi recentemente substituído na chefia da missão da troika por Abebe Selassie, haverá duas outras sessões plenárias com oradores de “grande prestígio na cena internacional”.
Martin Hallet, conselheiro da Comissão Europeia para o programa de ajustamento económico português, falará hoje ao final da tarde sobre as “conquistas e desafios que subsistem” no que toca ao plano de resgate internacional.
Para fechar as sessões plenárias, no sábado, a partir das 14h30, vai estar em Coimbra o professor da Universidade Católica de Leuven (Bélgica), Paul de Grauwe, para uma intervenção sobre “a gestão da fragilidade da Zona Euro”.
(Se assim o desejar, visite aqui a fonte da informação)
Sem comentários:
Enviar um comentário