quarta-feira, 22 de agosto de 2012

DBRS espera por OE e revisão da troika para alterar "rating" de Portugal

A DBRS previa terminar a avaliação da qualidade de crédito das obrigações portuguesas nesta quarta-feira. Contudo, a agência de notação financeira adiou a decisão.

Só depois de a troika concluir a quinta avaliação do programa de ajustamento e de o Governo apresentar o Orçamento do Estado para o próximo ano é que haverá alterações ao “rating”.

Por agora, há um “elevado nível de incerteza pouco habitual”, segundo o comunicado da DBRS emitido esta quarta-feira. Razão pela qual a notação financeira da dívida nacional permanecerá em “BBB”, o nível que indica uma qualidade de crédito adequada e uma aceitável capacidade para honrar as obrigações financeiras. É um “BBB (baixo)”. E um “BBB baixo” que está “sob revisão com implicações negativas”.

É essa revisão que vai continuar até que haja mais dados sobre a economia nacional. Primeiro, a avaliação da troika, prevista para Setembro, e, depois, o Orçamento do Estado para 2013, que tem de ser entregue até 15 de Outubro, darão luzes à DBRS sobre as perspectivas de crescimento do país, já com o impacto da crise em Espanha, o maior parceiro comercial de Portugal.

 Leia mais aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário