quarta-feira, 7 de novembro de 2012

SIC e TVI propuseram ao Governo abrir 2 novos canais

 Balsemão anunciou hoje que SIC e TVI apresentaram em Abril um modelo de dois canais gratuitos na televisão digital terrestre, em troca da RTP1 ficar sem publicidade.

O presidente do conselho de administração da Impresa disse hoje que a SIC e a TVI apresentaram em Abril ao Governo um modelo de dois canais gratuitos na televisão digital terrestre (TDT), em troca da RTP1 ficar sem publicidade.

Francisco Pinto Balsemão falava durante a conferência "Media do Futuro", organizada pela SIC Notícias e pelo Expresso, que hoje decorre em Lisboa. Na sua intervenção, Balsemão disse que "a SIC e a TVI apresentaram ao Governo em abril deste ano um modelo que consistia na emissão de um canal SIC2 e de um canal TVI2, sem publicidade durante dois anos, o que aumentaria o número de canais gratuitos disponíveis via TDT".

Em troca, adiantou, "o Governo, que já na altura havia anunciado fechar a RTP2, manteria a RTP1 sem publicidade". Balsemão disse que tanto a SIC como a TVI não deram conhecimento desta proposta, mas "curiosamente, meses depois, em princípios de setembro, aparece a notícia na imprensa, com um 'acrescento' - que SIC e TVI exigiam receber a contribuição audiovisual, o que é absolutamente falso".

O líder da Impresa foi perentório: "Assim se destroem, mal intencionadamente, projetos bem intencionados". Sobre a situação do mercado publicitário, Francisco Pinto Balsemão destacou que desde 26 de outubro do ano passado, a queda do
investimento na imprensa recuou 23,9%, o que representa menos de 13,9 milhões de euros.

Na televisão, a queda de investimento publicitário foi de 19,3%, menos 36,4 milhões de euros, e na rádio o recuo foi de 8,5%, menos 2,2 milhões de euros. Na Internet, o investimento publicitário subiu 4,5%, mais 1,1 milhões de euros.

No total, o setor dos media sofreu uma quebra de 18%, menos 67,7 milhões de euros desde outubro do ano passado.


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