quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Bankia abandona Ibex 35 em Janeiro com acções a valerem quase zero

O Bankia, controlado actualmente pelo FROB deverá abandonar o IBEX a 2 de Janeiro. Entretanto as acções do banco deverão ficar a valer pouco mais do que zero euros depois da ampliação de capital de que o banco será alvo. Os accionistas “vão perder até a camisa”, afirma uma fonte.

Na última sessão o Bankia perdeu perto de 20% em bolsa.

Depois de ter começado a negociar em bolsa em Julho de 2011, valendo 3,75 euros por acção o Bankia sairá a 2 de Janeiro, podendo regressar ao Ibex 35 ainda no primeiro mês do ano. O índice ficará temporariamente com 34 títulos, enquanto a situação do banco é analisada pelo comité técnico de Bolsas e Mercados Espanhóis, segundo o “El País”.

O Bankia é actualmente 100% controlado pelo fundo de reestruturação ordenada bancária (FROB) que está a efectuar uma operação de consolidação do banco, obrigando a esta medida.

Depois da operação de ampliação de capital que será levada a cabo no Bankia, as acções detidas pelos 350 mil accionistas minoritários deverão ficar reduzidas a perto de zero, de acordo com o “Invertia” que cita uma fonte com conhecimento do processo. Os accionistas “vão perder até a camisa”, afirmou uma fonte ao “Invertia” que não quis ser identificada.

O FROB não especificou que perdas serão assumidas pelos accionistas, mas referiu que “serão salvaguardados os princípios estabelecidos que exigem que sejam os accionistas os primeiros a suportar as perdas ou custos de reestruturação”, segundo o “Invertia”.

A instituição bancária deverá receber até sexta-feira 18 mil milhões de euros de ajuda europeia. Porém o total da recapitalização será apenas conhecido em Janeiro, de acordo com a mesma publicação que cita fonte próxima do Banco de Espanha.

Os quatro bancos espanhóis nacionalizados, BFA-Bankia, Banco de Valência, CatalunyaBanc e NGC Banco receberão uma ajuda pública de 36.968 milhões de euros.

A injecção de dinheiro visa reduzir a necessidade de capital dos bancos.

As instituições bancárias nacionalizadas transferirão para o "banco tóxico", Sareb, 37.110 milhões de euros em activos em activos tóxicos com o fim de cumprir o plano de consolidação.Para a criação do “banco tóxico” e recapitalização de outras entidades o FROB canalizará 4.400 milhões de euros da Zona Euro.

O FROB anunciou também, na última quarta-feira, que o valor de liquidação do Banco de Valencia, que será igualmente recapitalizado por este fundo, ascende aos 6.341 milhões de euros. As acções do BVA deverão ser, futuramente, transmitidas pelo FROB à CaixaBank.

A descida em bolsa do Bankia, nesta sessão, aproxima as acções do mínimo histórico de 0,48 euros e aumenta a desvalorização anual do banco para mais de 80%.

O Bankia caiu 19,53% para 0,552 euros esta quinta-feira no mercado bolsista espanhol, ao passo que o Banco de Valencia afundou 21,36% para 0,081 euros, na mesma sessão.

Nacionalizado em Maio, o Bankia vale actualmente perto de 1.300 milhões de euros em bolsa.


Para visitar a fonte da informação clique aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário