quinta-feira, 10 de outubro de 2013

PT cai mais de 3% com notícia de “reservas” do Governo brasileiro à fusão com a Oi

Acções da operadora fecharam abaixo do nível em que se encontravam antes do acordo para a fusão com a Oi ter sido anunciado. 

 As acções da Portugal Telecom fecharam a cair mais de 3% numa sessão de tendência fortemente positiva no resto da bolsa, com a operadora de telecomunicações a ser penalizada por notícias publicadas no Brasil. 

Os títulos fecharam a cair 3,24% para 3,377 euros, já abaixo dos 3,40 euros a que encerraram na terça-feira da semana passada, vésperas do anúncio do acordo para uma fusão com a brasileira Oi. 

 A pressão negativa de hoje sobre os títulos surgiu no dia em que o “Valor Econômico” noticiou que o Governo brasileiro está a agora a encarar com reservas a operação de fusão entre a Oi e a Portugal Telecom. 

A publicação brasileira dá conta das preocupações do Executivo com o facto de não haver "dinheiro novo" para investimentos no médio prazo. Além disso, salienta os receios com o sucesso do aumento de capital da Oi, entre 7 e 8 mil milhões de reais, que “depende muito da credibilidade da operação no mercado financeiro” e “é considerado duvidoso”.

Nas acções da Oi o efeito está a ser o contrário, com os títulos a subiram 3,17% para 3,91 reais na bolsa brasileira. Deste modo, segundo o “Valor Econômico” os accionistas minoritários e os próprios fundos de pensão controlados pelo Estado podem “adoptar uma atitude mais cautelosa e evitar um aumento de capital na Oi”. 

 Na quarta-feira da semana passada, quando a fusão foi anunciada, as acções da Portugal Telecom chegaram a subir mais de 20%, mas no fecho da sessão marcavam uma subida mais contida de 6,5%. 

As quatro sessões seguintes foram sempre de queda e só ontem os títulos subiram. 


Para visitar a fonte da informação clique aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário