quinta-feira, 17 de outubro de 2013

RTP deve estudar lançamento de um canal de música lusófona

É o contrato de concessão que o Governo quer que entre em vigor no próximo dia 1 de Janeiro de 2014 que determina que a RTP deve estudar o lançamento de um canal de música lusófona e um dedicado à sociedade civil, além do canal infantil e juvenil e o de educação.

Miguel Poiares Maduro, ministro-adjunto que tem a tutela da comunicação social, já tinha revelado que iam ser lançados estudos para quatro novos canais: música, infanto-juvenil, educação e sociedade civil. E, no Parlamento, revelou que, no entanto, o lançamento dos novos canais dependeria dos estudos e da "adequação à sustentabilidade financeira da empresa e será autorizado pela tutela ou pela nova entidade supervisora a criar”.

No contrato de concessão, que está em consulta pública, fala-se no lançamento de estudos para esses quatro novos canais, mas especifica-se que o de música pretende que divulgue "música de expressão portuguesa produzida no espaço da lusofonia".

O estudo de um canal infanto-juvenil e outro de educação já estava previsto no contrato de concessão que ainda se encontra em vigor. No entanto, nesse contrato em vigor indicava-se que os estudos deveriam decorrer entre 2008 e 2011. Só que o canal infanto-juvenil que agora vai ser estudado terá uma abrangência maior de público-alvo, já que integra uma oferta dos 0 aos 14 anos, quando o contrato em vigor pretendia uma oferta dos 3 aos 16 anos.

Volta-se a falar agora de novos canais e da possibilidade de mais canais da RTP integrarem a oferta da TDT (televisão digital terrestre), ou seja, que sejam transmitidos em canal aberto. No entanto, o contrato de concessão em discussão pública só obriga que sejam "necessariamente de acesso livre" a RTP1, o canal 2 e a RTP Açores e RTP Madeira.


Para visitar a fonte da informação clique aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário