quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

GNR vai ter 1600 militares a fiscalizar álcool, de sexta-feira para sábado de manhã

A GNR vai colocar, na madrugada e na manhã  de sábado, mais de 1600 militares nas ruas a fiscalizar a condução sob influência  de álcool, informou hoje a corporação.
 
A operação, denominada Baco, começa depois da meia-noite, termina às  07:00 e vai incidir nas vias "onde as infrações por excesso de álcool são  mais frequentes e dão origem a um risco acrescido de acidentes de viação  (sobretudo nos acessos a estabelecimentos de diversão noturna), e existam  dados ou indícios da prática de ilícitos de natureza criminal", diz um comunicado.
 
É que, além da fiscalização centrada no consumo de álcool, a operação,  precisa o comunicado, vai incidir nas substâncias psicotrópicas (drogas)  e no combate à criminalidade. 
 
Ao todo estão previstas, durante as sete horas, 627 ações de fiscalização,  feitas por 1616 militares da Unidade Nacional de Trânsito, dos comandos  territoriais e da Unidade de Intervenção. 
 
No ano passado, diz a GNR, foram testados 1.142.176 condutores, tendo  sido detetados 30.786 com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior  a 0,50 gramas por litro de sangue. Desses, 12.247 conduziam com uma taxa  de álcool igual ou superior a 1,20 gramas (considerado crime). 
Segundo a GNR, em 2013 baixou "de forma consistente" a sinistralidade  rodoviária nas zonas à responsabilidade da Guarda. 
 
Ainda assim, a corporação deixa um aviso: "Não obstante a redução da  sinistralidade no ano transato ser encorajadora, particularmente no que  respeita à diminuição do número de vítimas mortais, a Guarda irá realizar,  no presente ano, um conjunto de operações de combate à sinistralidade rodoviária".


Para visitar a fonte da informação clique aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário