Anúncio-Google-Cabeçalho

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Morreu Joe Cocker


Morreu o cantor Joe Cocker. Tinha 70 anos e faleceu na sua casa no Colorado, nos Estados Unidos. A notícia foi avançada esta segunda-feira pelo agente do músico britânico.

"You can leave your hat on" ou "Unchain my heart" foram alguns dos muitos êxitos protagonizados pelo cantor natural de Sheffield.

Ao longo dos seus 40 anos de carreira, Joe Cocker editou 22 álbuns de estúdio, além de discos ao vivo e vários "best of".

De acordo com o seu agente, Barrie Marshall, Joe Cocker morreu de doença prolongada. A editora Sony adianta que a causa da morte foi um cancro nos pulmões.

Era “simplesmente único” e “vai ser impossível preencher o espaço que ele ocupa nos nossos corações”, refere o agente.

John Robert Cocker, o cantor da voz rouca, começou a carreira com apenas 15 anos. Soul, blues e rock foram os estilos que o influenciaram e que trilhou ao longo da vida.

Tornou-se conhecido no final da década de 60. Tocou no mítico festival de Woodstock, nos Estados Unidos, em 1969, juntamente com referências como Jimmy Hendrix, Joan Baez, Santana, Janis Joplin ou The Who.

Foi nesse ano que o cantor britânico lançou o primeiro álbum, "With a Little Help from My Friends". A faixa título é uma versão dos Beatles e o disco catapultou Joe Cocker para o estrelato. O single foi "número" um no Reino Unido e o álbum chegou ao 35º lugar do top norte-americano.

Em 1983 conquistou um Grammy, galardão considerado o óscar da música, com o tema "Up Where We Belong", em dueto com Jennifer Warnes. A música fez parte da banda sonora do filme "Oficial e Cavalheiro", protagonizado por Richard Gere.

O cantor actuou várias vezes em Portugal, a última das quais em 2011, no Algarve.

Numa lista elaborada pela revista norte-americana "Rolling Stone", Joe Cocker foi considerado o 97º melhor vocalista de todos os tempos.


In' RR

Sem comentários:

Enviar um comentário