segunda-feira, 15 de maio de 2017

Cidade natal de Adolf Hitler tenta libertar-se do seu estigma

Braunau am Inn é uma cidade austríaca como qualquer outra, exceto por uma casualidade histórica que ainda persegue os seus habitantes: é o local de nascimento de Adolf Hitler, o ditador mais sanguinário do século XX.
Enquanto Salzburgo é conhecida como a cidade natal de Mozart, o que lhe dá uma imagem positiva, a vizinha Braunau, com 16.000 habitantes, tem que carregar o peso de ser o lugar no qual o fundador do nacional-socialismo chegou ao mundo.
Hitler nasceu em abril de 1889 num casarão de três andares no centro histórico da localidade que faz fronteira com a Alemanha.
Diante do imóvel vazio de cor amarela há um monumento com uma mensagem para as vítimas do Holocausto, mas em nenhum lugar aparece a palavra Hitler nem se indica que nasceu ali. É um tabu sobre o qual Braunau prefere não falar.
Embora a família daquele que se tornaria o líder nazi tenha passado apenas três meses lá, o imóvel é conhecido como "a casa de Hitler", sobretudo para os neonazis que em algumas ocasiões peregrinam ao local.
O governo austríaco expropriou a casa no início de 2017 e a sua proprietária recorreu da decisão no Tribunal Constitucional. Desde 1972, o Estado alugava-a para evitar que pudesse ser convertida num lugar que - de alguma forma - enaltecesse Hitler.

Sem comentários:

Enviar um comentário