sábado, 12 de agosto de 2017

Fazer exercício físico envelhece?

Se for praticado de forma inadequada, sim. Para contrariar esse efeito, muitos atletas tomam suplementos antioxidantes mas essa opção pode não ser saudável.

Na dose certa, o exercício físico ajuda o organismo a manter-se saudável mas, em exagero, o efeito é o oposto, explica Fernando Mata Ordóñez, especialista em nutrição desportiva. «A sua prática regular, com uma intensidade e volume moderados, produz espécies reativas de oxigénio em gamas fisiológicas que são essenciais para que ocorram processos biológicos, incluindo os necessários à adaptação ao exercício», afirma o também diretor-geral da NutriScience Espanha.

Um efeito importante destas moléculas «é o aumento da expressão das nossas enzimas antioxidantes, fazendo do exercício físico, dentro de certos limites, um poderoso antioxidante [com ação anti-idade]. Contudo, quando praticamos exercício de forma desequilibrada, dá-se uma produção de radicais livres e de outras espécies reativas de oxigénio superior à capacidade do organismo para os manter equilibrados», diz.

Leia mais aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário