segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Estrangeiros com Sida já podem entrar nos EUA

Os Estados Unidos levantaram hoje a proibição de entrada no país de estrangeiros infectados com o vírus da SIDA, há 22 anos em vigor, de acordo com o departamento de Estado norte-americano.

A medida foi anunciada em outubro passado pelo presidente Barack Obama, mas só hoje entrou em vigor e foi divulgada no sítio electrónico do Departamento de Estado norte-americano.

A figura de infectado com VIH já não figura na lista de doenças obrigatórias a declarar ao Governo norte-americano, quando de um pedido de visto de entrada nos Estados Unidos, e também não será objecto de testes médicos antes de viajar para aquele país, de acordo com o regulamento aprovado a 2 de novembro passado.

Até hoje, os seropositivos necessitavam de uma autorização especial do departamento governamental de saúde para entrar em território norte-americano.

O presidente Barack Obama afirmou anteriormente que se os Estados Unidos pretendem ser "líder global na luta contra a SIDA e contra o vírus da imunodeficiência humana, terão que actuar como tal".

Os Estados Unidos eram um dos países, entre cerca de uma dezena, que proibia a entrada de pessoas infectadas pelo vírus VIH, medida que impossibilitou a realização de vários congressos sobre a doença.

A proibição foi implementada em 1987, numa época de fraco conhecimento sobre a síndroma, e em que o seu tratamento não havia alcançado a eficácia dos dias de hoje.

Visite a fonte da informação aqui

Yahoo! encerrou escritórios no Ano Novo para economizar

O Yahoo! fechou os seus escritórios no Natal e no Ano Novo, pedindo aos seus mis de 13.200 colaboradores que usufruíssem do período de férias ou licenças sem vencimento durante o período festivo, com o objectivo de economizar dinheiro, num ano em que o portal de buscas apresentou a primeira queda nas receitas desde 2001.

Esta foi a primeira vez que a empresa fez tal pedido aos funcionários e encerrou portas durante os feriados do final de ano, mantendo apenas a trabalhar, entre 25 de Dezembro e 1 de Janeiro, os «empregados fundamentais» ao seu funcionamento.

Com sede em Sunnyvale, na Califórnia, o Yahoo! já despediu cerca de dois mil trabalhadores e fez um corte nas despesas desde Setembro de 2008, amortizando a queda de 12% nos lucros do site durante os primeiros nove meses do ano passado. Em Silicon Valley, no entanto, a zona industrial onde se concentra grande parte das companhias de tecnologia nos EUA, muitas das empresas encerram os seus escritórios no final de ano.

Recentemente, Yahoo! e Microsoft anunciaram a conclusão das negociações para o seu acordo de parceria para as buscas na Internet, que continua à espera uma autorização das autoridades de regulação. «Yahoo! e Microsoft estão reconhecidas pelo grande apoio concedido por actores chave do sector da publicidade e mantém a esperança de que a transacção pode ser concluída no início de 2010», anunciaram os dois grupos, num comunicado comum.

A parceria, anunciada em Julho, prevê que a gigante de informática forneça a tecnologia para as buscas nos seus sites e nos do Yahoo!, enquanto o portal deve garantir a força de venda publicitária.

Visite a fonte da informação aqui

Casamento gay: Petição para referendo com chumbo garantido

A petição com mais de 90 mil assinaturas a exigir um referendo sobre o casamento homossexual, que será entregue na terça-feira no Parlamento, será chumbada pelos partidos da esquerda, enquanto PSD e CDS-PP deverão votar favoravelmente.

A iniciativa popular foi promovida por um grupo de cidadãos reunido na Plataforma Cidadania e Casamento Homossexual, que recolheu 90.785 assinaturas, que propõe se faça aos portugueses a seguinte pergunta, em referendo: "Concorda que o casamento possa ser celebrado entre pessoas do mesmo sexo?".

O movimento pretende que sejam debatidas as "implicações reais na história, na cultura e nas relações sociais do país" da consagração do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Faça uma visita à fonte da informação aqui

Cimeira: Líderes europeus discutem relançamento da economia em reunião extraordinária a 11 de Fevereiro

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE) reúnem-se a 11 de Fevereiro em Bruxelas numa cimeira extraordinária para discutir o relançamento do crescimento económico, anunciou hoje o presidente do Conselho Europeu, em Bruxelas.

No seu primeiro dia de trabalho depois de ter sido nomeado para o cargo, Herman Van Rompuy defendeu o aumento de crescimento da economia europeia, de forma a preservar "o nível de vida dos europeus".

O ex-primeiro-ministro belga ocupa um dos novos cargos criados pelo Tratado de Lisboa que entrou em vigor a 01 de Dezembro último.


Visite a fonte da informação aqui

Nova recessão nos EUA em 2010 com probabilidade de 30 a 40%

A probabilidade de a economia norte-americana registar nova recessão em 2010 é agora menor, mas ainda assim o Nobel da Economia, Paul Krugman, atribui uma probabilidade de 30 a 40% a este cenário.

“Não é um cenário de baixa probabilidade. As hipóteses são de 30 a 40%”, disse Paul Krugman em entrevista à Bloomberg.

O Nobel da Economia admite que a maior economia do mundo pode voltar a entrar em recessão na segunda metade deste ano, caso se desvaneçam os apoios fiscais e de política monetária.

Para Krugman, são elevadas as probabilidades de o crescimento económico não ser suficientemente robusto para impedir um novo aumento do desemprego.

O Nobel da Economia, também professor na Universidade de Princeton, acredita que a Reserva Federal vai cancelar o programa de compra de títulos hipotecários, o que irá provocar uma subida nos juros do crédito à habitação, e em resultado pressionar em baixa as vendas e os preços das casas.

Os últimos indicadores apontam para um crescimento sustentado da economia norte-americana, mas muitos economistas temem ainda que a recuperação possa ocorrer em W (duas recessões quase consecutivas) e não em V (recuperação sustentada após a recessão). Para Krugman, a probabilidade de ocorrer o primeiro cenário é ainda elevada.

Visite a fonte da informação aqui

domingo, 3 de janeiro de 2010

Papa aconselha famílias a não acreditarem em «prognósticos improváveis para 2010»

O papa Bento XVI aconselhou este domingo, na oração do Angelus, a Igreja e as famílias a não confiarem «em improváveis prognósticos para 2010 nem mesmo nas previsões económicas» devido às dificuldades que atravessam.

«Não faltam problemas na Igreja e no mundo, tal como na vida quotidiana das famílias», considerou o pontífice ao referir-se à crise económica mundial e ao crescente aumento do desemprego.

Antes do Angelus, exortou os católicos a «não se fiarem em improváveis prognósticos, nem mesmo sobre as previsões económicas apesar da sua importância».

Para o chefe da Igreja católica, os problemas devem ser enfrentados com «esperança em Deus e não com um vago sentimento religioso ou um fatalismo dissimulado sob a máscara da fé».

«O ano de 2010 será melhor ou pior na medida em que cada um no exercício das suas responsabilidades saiba trabalhar sob a graça de Deus», acrescentou Bento XVI.

A fé em Jesus Cristo «é a grande esperança que anima e por vezes corrige as esperanças humanas», disse o papa.

Nas suas várias homilias desde o início de 2010, Bento XVI tem recomendado em especial uma mudança das mentalidades para defesa do ambiente, o respeito pelas diversidades étnicas e religiosas e a ajuda às famílias face ao desemprego.

Também apelou a todos os grupos armados, incluindo terroristas, para que deponham as armas e enveredem por negociações políticas para resolver conflitos.

Visite a fonte da informação aqui

Rapaz é assassinado com cinco tiros em Ponta Porã

Um homem foi morto com quatro tiros na madrugada de hoje, por volta das 4h, na Vila Áurea, em Ponta Porã.

Segundo informações do boletim de ocorrência, Leandro Ribeiro, de 57 anos, moradores de uma casa na rua João Pessoa escutaram o barulho de uma moto entrando na residência. Após isso, ele ouviram cinco disparos.

Ao amanhecer, os moradores saíram da casa e encontraram o corpo de Leandro ao lado de uma moto. O rapaz foi atingido por quatro disparos.


Visite a fonte da informação aqui

Homem é encontrado em pedreira com as mãos amarradas e marcas de tiros

O homem assassinado na pedreira de Vila Vargas, Distrito de Dourados, levou dois tiros no rosto, conforme constatou o perito Jean Kleber Dourado, da Polícia Civil.

Segundo ele, mãos estavam amarradas para atrás com corda. Os pés estavam presos junto a um pedaço de arame farpado. A vítima também apresenta um ferimento causado por faca ou chave de fenda no peito.

O corpo ainda não foi identificado. Ele foi localizado por populares na manhã deste domingo, por volta das 8h boiando no lago da pedreira.

A vítima vestia uma camiseta de cor mostarda e calça jeans. Segundo a perícia ele aparenta ser de nacionalidade paraguaia.


Visite a fonte da informação aqui

Adolescentes de 13 a 19 anos são alvo de campanha de prevenção à Aids

Durante o Carnaval de 2010, o Ministério da Saúde vai priorizar a campanha de prevenção à Aids no grupo de meninas de 13 a 19 anos. O motivo é o crescimento de casos entre as garotas dessa faixa etária nos últimos anos.

Segundo o último Boletim Epidemiológico da Aids e de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), divulgado em novembro, foram registrados mais casos entre as garotas dessa idade em relação aos meninos desde 1998. Atualmente, a cada 8 meninos infectados existem 10 casos de meninas. Antes, a proporção eram 10 mulheres para cada grupo de 15 homens.

Segundo o diretor-adjunto do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, Eduardo Barbosa, a maioria dos jovens busca o preservativo na primeira relação sexual. Mas quando o relacionamento fica estável, o uso da camisinha é deixado de lado. “Na medida que vão tendo confiança no companheiro abandonam o preservativo”, disse Barbosa, em entrevista à Agência Brasil.

Com veiculação nas emissoras de televisão e rádio, a campanha vai orientar os jovens sobre as formas de contágio da doença e os cuidados para a prevenção, além da distribuição de camisinhas nos sambódromos e blocos de rua. O Ministério da Saúde já encomendou 1,2 bilhão de preservativos para ações da pasta no decorrer dos próximos dois anos, conforme Barbosa.

Uma das políticas do ministério para o público de 13 a 24 anos de idade é o programa Saúde e Prevenção nas Escolas, em que o estudante recebe orientações sobre o contágio, sintomas, prevenção, tratamento e como viver com o vírus HIV. Conforme Barbosa, 50.214 escolas públicas e particulares já integram o programa. Em 10 mil, o aluno pega o preservativo no próprio colégio. A decisão de distribuir ou não é tomada pela comunidade escolar.

Segundo a representante da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids, em São Paulo, Micaela Cyrino, poucas escolas da capital paulista entraram no programa. Ela atribui a baixa adesão às diferenças sociais na metrópole e o preconceito da sociedade em falar de sexo com adolescentes. “As pessoas encaram como incentivo ao sexo e não como prevenção”, afirmou. A estimativa é que existam 630 mil pessoas infectadas com o vírus HIV no Brasil.

Visite a fonte da informação aqui

Projeto espacial esbarra em comunidades quilombolas no MA

A empresa estatal binacional ACS (Alcântara-Cyclone Space), criada para unir Brasil e Ucrânia na busca por espaço no mercado internacional de lançamento de satélites, enfrenta barreiras para seus planos de longo prazo na área de Alcântara, no Maranhão.

Após ceder numa disputa por terras com comunidades quilombolas da região, a ACS deverá se instalar numa área da Aeronáutica dentro do CLA (Centro de Lançamento de Alcântara), pagando aluguel de R$ 113 mil. A área é suficiente para desenvolver a plataforma de lançamentos do Cyclone-4, diz a empresa, mas compromete o projeto de desenvolvimento que o governo pensava para a região: transformar a península em um parque tecnológico.

Rediscutindo

"Isso vai ter de ser discutido de novo com a comunidade local", diz Roberto Amaral, diretor da contraparte brasileira da ACS. Segundo ele, a entrada do Brasil nesse ramo de negócio traz uma perspectiva nova para a região. Para que outras empresas de tecnologia se instalem, porém, será preciso convencer quilombolas a abrirem mão de algumas de suas áreas.

Por conta das dificuldades, a AEB (Agência Espacial Brasileira) já tinha cogitado sair do Maranhão. Contudo, o presidente da agência, Carlos Ganem, diz que ainda não desistiu. Ele pretende levar a Alcântara o mesmo modelo de desenvolvimento da Guiana Francesa, hoje lar da maior base equatorial de foguetes do mundo.

"Compare o que era Kourou antes de a ESA [Agência Espacial Europeia] tratar aquela população de 6.000 negros desdentados, sem salários e sem previdência social, com os hoje 21 mil negros e brancos, com dentes, com o maior salário mínimo da Europa, a melhor previdência social", diz Ganem.

"Hoje os negros desdentados e completamente excluídos naquela região são na verdade os brasileiros que atravessam a fronteira para se beneficiar das vantagens incorporadas ao desenvolvimento local e social."

Os quilombolas de Alcântara, contudo, mostram desconfiança em relação aos benefícios trazidos pelo Programa Espacial Brasileiro. Sinal disso é que, no dia 18 de dezembro, uma audiência pública do Ibama, de apresentação do relatório de impacto ambiental do projeto da ACS, abriu espaço para discursos de gente que critica os interesses da empresa.

Aconteceu quando o microfone foi aberto a perguntas. Em vez delas, surgiu o presidente da Câmara Municipal da cidade, Benedito Barbosa, exaltado, dizendo que os técnicos contratados pela ACS eram mentirosos. Foi aplaudido. Outros fizeram discursos parecidos.

Boa parte da resistência se deve à experiência traumática causada pela criação do CLA, na década de 1980. Na época, comunidades quilombolas inteiras foram transferidas para regiões afastadas.

Sem peixe

A Folha visitou as terras que os transferidos receberam da Aeronáutica e onde estão desde então. Peixes eram a sua base alimentar, mas os quilombolas foram retirados de perto do litoral. Agora, a pé, levam cinco horas para chegar aos lugares onde costumavam pescar.

Além disso, reclamam que os lotes recebidos são pequenos demais e pouco férteis. Nesses lugares, é possível ver várias casas abandonadas.

Os moradores se dizem pouco convencidos sobre os empregos que a ACS prevê --900 durante as obras e 300 quando os foguetes estiverem sendo lançados do centro.

Mesmo com a ACS desistindo de construir as suas instalações onde hoje estão os quilombolas, existirão impactos.

Um deles se relaciona com as normas de segurança para lançar foguetes. Toda vez que isso vai ser feito, é necessário fechar a costa para evitar o risco de que destroços caiam na cabeça de alguém -nada de gente pescando, portanto.

"Dizem que é muito seguro, mas todo mundo sabe que isso já explodiu", diz um dos quilombolas, referindo-se à explosão que acabou matando 21 técnicos no centro em 2003.

Visite a fonte da informação aqui