As novas estimativas do BCE de amortizações que os bancos terão de fazer devido à deterioração do mercado imobiliário arrastou o sector bancário europeu para novas quedas. O índice Dow Jones Stoxx para a banca caiu mais de 1,5% e foi este o sector o grande responsável pela queda das bolsas europeias.
O principal índice europeu para a banca, que agrega as 54 maiores instituições europeias, caiu 1,60%, depois do Banco Central Europeu (BCE) ter aumentado as suas previsões para os montantes que os bancos da Zona Euro terão de contabilizar em amortizações, essencialmente devido ao mercado imobiliário. A autoridade prevê que as instituições tenham ainda de contabilizar 187 mil milhões de euros em amortizações.
Esta previsão, em conjunto com as novas regras de capital que deverão entrar em vigor em 2012 – de acordo com o que foi aprovado pelos reguladores financeiros internacionais – levaram a banca a deslizar.
Nestas últimas duas sessões, o Dow Jones Stoxx para a banca desvalorizou 4,26%, depois de ontem ter perdido mais de 2% devido à notícia sobre as novas regras de capital. Regras essas que implicam um aperto das exigências à banca.
Entre os 54 títulos que compõem o Dow Jones apenas cinco conseguiram contrariar a tendência de perdas, com o Bank Greece a liderar, ao subir mais de 3%, enquanto os restantes quatro títulos avançaram menos de 0,5%.
Do lado das perdas destaque para o Credit Agricole que perdeu mais de 7%, assim como o Alleid Irish Bank e o Dexia.
Entre a banca nacional, a tendência foi semelhante. BCP e BES perderam mais de 1% para 0,781 euros e 4,50 euros, respectivamente. Apenas o BPI conseguiu evitar a descida, ao subir 0,29% para 2,111 euros.
Fonte: Jornal de Negócios
Sem comentários:
Enviar um comentário