sábado, 26 de dezembro de 2009

Cerimônias religiosas marcam 5º ano do tsunami na Ásia

Monges budistas cantaram nas praias da Tailândia e milhões rezaram em mosteiros na Indonésia no quinto aniversário do trágico tsunami que matou 230 mil pessoas. Em 26 de dezembro de 2004, um devastador tsunami foi provocado por um terremoto de 9 2 graus abaixo do Oceano Índico próximo a costa da ilha indonésia de Sumatra, atingindo dezenas de países e limpando comunidades costeiras inteiras, muitas das quais lotadas de turistas.

Na Tailândia, centenas de residentes e estrangeiros foram para as praias de Phuket para lembrar de um dos piores desastres naturais dos tempos modernos. Um momento de silencio foi realizado na praia turística de Patong. Monges budistas em vestimentas laranja cantaram orações, causando emoção nos que observavam. As cerimônias em Phuket devem terminar com uma cerimônia à noite, com muitas velas e várias lanternas de luz sendo soltas no céu.

Na província de Aceh, na ilha indonésia de Sumatra, a mais atingida pelo tsunami, cerimônias religiosas foram realizadas nos mosteiros e no local onde milhares de vítimas foram enterradas. Na Indonésia, cerca de 167 mil pessoas morreram, mais da metade do total de mortos no desastre. Mais de US$ 13 bilhões em ajuda financeira foram concedidos por vários países, sendo que cerca da metade foi direciona para a reconstrução de Aceh, onde pontes, casas e blocos inteiros de prédios de cimento foram destruídos. Com os recursos, mais de 140 mil casas foram construídas, assim como 3.585 quilômetros de estradas, 1,5 mil escolas e mais de 1 mil hospitais.

Fonte:JC ONLINE

Sem comentários:

Enviar um comentário