O primo de Saddam Hussein tinha sido condenado quatro vezes à morte, a última das quais por causa do seu envolvimento no massacre de cinco mil curdos em 1988.
“Ali, o Químico”, primo de Saddam Hussein, que já tinha sido condenado quatro vezes à pena de morte foi enforcado, esta segunda-feira, indicou o porta-voz do governo iraquiano, em comunicado.
Nesta nota, Ali Dabbagh precisou que que Ali Hassan al-Majid foi enforcado «de acordo com a lei e a Constituição, por «assassínios e crimes contra a humanidade que cometeu» sem que tenham ocorrido «quaisquer problemas, gritos de alegria ou palavras ofensivas».
Este antigo homem-forte do regime de Saddam Hussein tinha sido novamente condenado à morte há cerca de uma semana por responsabilidade no massacre de cinco mil curdos em 1988, uma decisão que foi muito saudada no Curdistão.
Para além de ter admitido que foi sob as suas ordens que foi ordenado este massacre na aldeia curda de Halabja, este ex-governante iraquiano também supervisionou a ocupação do Koweit, tendo mesmo governado a chamada «19ª província» iraquiana entre Agosto e Novembro de 1990.
Antes, “Ali, o Químico” tinha sido secretário-geral do partido Bass, tinha coordenado o exército, dirigido a segurança geral do país e as informações militares, tendo depois da finda a invasão do Koweit assumido a pasta da Administração Interna.
Fonte: TSF
Sem comentários:
Enviar um comentário