sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Brasil: Vale quer comprar posição da Bunge nos fertilizantes

A mineira brasileira Vale disse estar em negociações para comprar os activos de fertilizantes da Bunge no Brasil por 3,8 mil milhões de dólares, numa altura em que o país – que é o maior produtor mundial de café, açúcar e sumo de laranja – tenta reduzir a sua dependência das importações de nutrientes para as colheitas.

A compra, caso se concretize, incluirá a participação de 42,3% da norte-americana Bunge na Fertilizantes Fosfatados SA (conhecida como Fosfertil), anunciou hoje a Vale em comunicado citado pela Bloomberg. As acções da Fosfertil dispararam para um máximo de 16 meses com a notícia.

A Vale (que até Novembro de 2007 se chamava Vale do Rio Doce), maior produtora mundial de minério de ferro e segunda maior mineira de níquel, está a tentar aumentar os investimentos em fertilizantes no Brasil, uma vez que este país pretende alcançar a auto-suficiência no domínio dos nutrientes para colheitas.

A empresa brasileira planeia tornar-se uma fornecedora global de fertilizantes, anunciou no passado mês de Agosto o seu CEO, Fábio Barbosa.

A Vale anunciou a 20 de Outubro do ano passado que iria gastar perto de dois terços do seu orçamento de 12,9 mil milhões de dólares para 2010 no Brasil, depois de o presidente Lula da Silva ter instado a empresa a investir mais naquele país da América do Sul.


Visite a fonte da informação aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário