domingo, 31 de janeiro de 2010

Enfim, site do Sisu começa a operar com rapidez

Enfim, os estudantes que tentam acessar o site do Sistema de Seleção Unificada estão conseguindo efetuar a inscrição e acompanhar a concorrência nos cursos escolhidos. Com o sistema mais rápido, a expectativa é que o número de inscritos aumente, já que até a noite desse sábado (30), apenas 180 mil candidatos conseguiram completar o cadastro e escolha das graduações. Ao todo, 2,5 milhões de pessoas fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e podem concorrer a uma das 47.913 vagas em 51 instituições de ensino superior, usando a nota do exame.

No mural do JC Online, os internautas contam que tiveram êxito nas tentativas. "Hoje o sistema está impressionante. Pegou de primeira. Não sei que milagre foi esse", disse o estudante identificado apenas como Daniel. "Finalmente consegui me inscrever!! Tava rapidinho que foi uma beleza", comentou Carla. Mas ainda há quem reclame de problamas no acesso. "Há mais de 42 horas que estou tentando nscrever minha filha e não consigo. O aviso que aparece é 'as credenciais fornecidas são inválidas'. Vou até a página do Inep, entro com o número da inscrição do Enem e constato que está tudo certo. Volto ao Sisu e continua a mesma coisa. Não sei mais o que fazer", disse Edna.

Quem estiver tendo problema com as credenciais deve tentar trocar a senha do Enem, pelo site do Inep. Quando conseguir acessar a página do Sisu, o aluno deverá informar o número de inscrição do Enem e a senha. O sistema pedirá então que seja digitada uma nova senha, que valerá para os acessos seguintes no Sisu. O vestibulando poderá escolher apenas um curso e instituição e continuar acompanhando o processo de inscrição até quarta-feira (3), quando essa primeira fase será encerrada.

Você está encontrando dificuldade para acessar o Sisu ou conseguiu concluir a inscrição? Comente no mural do JC Online.

SISU - O processo será divido em três etapas. Na primeira delas, que acontece até a próxima quarta-feira (3), cada estudante poderá escolher uma opção de curso e instituição. Durante todo esse período, o sistema vai atualizar diariamente a nota de corte (nota mínima para o candidato ficar entre as vagas do curso). Isso dá ao estudante a possibilidade de alterar a opção de inscrição caso não tenha nota suficiente para obter a vaga no curso que escolheu inicialmente. Cada aluno poderá mudar a opção quantas vezes quiser durante esse período. Para ampliar as chances de conseguir uma vaga, recomenda-se que os candidatos acessem diariamente o Sisu, para mudar de opção caso a nota já não seja suficiente para entrar no curso após as mudanças dos outros candidatos.

Algumas instituições vão conferir pesos diferentes para cada uma das provas do Enem. O próprio Sisu vai informar sobre os pesos e calcular de acordo com os critérios de cada universidade.

Ao final da etapa, o sistema vai classificar os candidatos de acordo com as notas e com as vagas oferecidas em cada curso e instituição. Caso haja notas iguais para o mesmo curso, o primeiro critério de desempate será a nota da redação. Em seguida, serão observadas as notas em cada uma das provas objetivas (linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias). Se persistir o empate, será considerada a data e a hora de efetivação da inscrição pelo candidato, prevalecendo a inscrição mais antiga. Os alunos classificados terão até o dia 12 de fevereiro para realizarem as matrículas diretamente nas instituições.

O MEC afirmou que se houver possibilidade de prorrogação de inscrição, a decisão será tomada.

Nas segunda e terceira etapas ficarão disponíveis apenas as vagas que não foram ocupadas na etapa anterior (confira calendário abaixo). O processo de escolha será o mesmo da primeira etapa.

Todos os estudantes que fizeram o Enem poderão concorrer a qualquer uma das vagas do Sisu. No entanto, no caso de serem aprovados tanto numa das instituições que integram o sistema quanto em uma outra instituição federal que não faz parte, eles só poderão efetivar a matrícula em uma das duas. Ou seja, a partir deste ano, não será possível matricular-se em duas instituições de ensino superior públicas.

Confira o calendário (no horário do Recife):

Primeira etapa
Inscrições: Até as 22h59 de 3 de fevereiro
Resultado: 5 de fevereiro
Matrículas nas universidades: de 8 a 12 de fevereiro

Segunda etapa
Inscrições: das 5h do dia 15 de fevereiro até as 22h59 do dia 20 de fevereiro
Resultado: 22 de fevereiro
Matrículas nas universidades: 23 a 26 de fevereiro

Terceira etapa
Inscrições: das 5h do dia 1° de março até as 22h59 do dia 3 de março
Resultado: 5 de março
Matrículas nas universidades: de 9 a 12 de março


Visite a fonte da informação aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário