segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Toyota poupou 100 milhões de dólares com cortes na segurança dos seus automóveis

A Toyota poupou 100 milhões de dólares ao “negociar” a redução do número de carros que deveriam ter ido à revisão por apresentarem problemas com o acelerador e com o tapete.

O documento, apresentado hoje no Comité do Congresso dos EUA, afirma que uma recolha "negociada" dos modelos Toyota Camry e Lexus ES, em 2007, que apresentavam problemas repentinos com a aceleração, fez com que a empresa economizasse mais de 100 milhões de dólares.

A revisão “limitada” dos automóveis, em Setembro de 2007, aparece na lista dos “ganhos” da Toyota, que inclui mais cortes com a segurança e com outras regulamentações nos Estados Unidos.

A nota interna estava entre os 5.000 documentos apresentados no Congresso.

O documento contém títulos como “resultados favoráveis da recolha”, “regulamentação de segurança favorável à Toyota”, e referências a “questões fundamentais de segurança”, incluindo ”súbita aceleração em ES / Camry, Tacoma, LS, etc”.

A sua recolha "limitada" em Setembro de 2007 abrangeu 55.000 carros dos modelos Lexus e Camry E350 que apresentavam problemas com os tapetes.

As autoridades dos Estados Unidos acreditam que há cinco mortes associadas ao defeito nos tapetes e estão a analisar outros 29 acidentes fatais que podem estar relacionados com a aceleração involuntária.

A empresa, disse ontem, que está a rever as operações de controlo de qualidade e que estima que a recolha dos automóveis com defeito no pedal do acelerador tenha um prejuízo de 2 milhões de dólares em vendas e reparações. As vendas da Toyota caíram 16% no mês de Janeiro e espera-se que continuem a cair este mês.

“A segurança é responsabilidade de todos. Não é tarefa apenas do governo. É da responsabilidade dos fabricantes de automóveis avançarem quando houver um problema. Infelizmente, este documento é muito revelador.”, referiu a porta-voz do departamento de transportes dos Estados Unidos, Olivia Alair.

Esta quarta-feira, o presidente da Toyota, Akio Toyoda, vai ser ouvido pela Comissão Parlamentar, por causa da recolha de mais de 8 milhões de carros da Toyota em todo o mundo, que apresentavam problemas com o pedal do acelerador.


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