terça-feira, 30 de março de 2010

Portugal aumenta emissão de dívida pública este ano para 24 mil milhões

O Governo aprovou o programa de financiamento da República Portuguesa deste ano, que prevê a emissão de entre 24 a 25 mil milhões de euros de dívida pública em 2010, o que compara com os 16 mil milhões de euros do ano passado.

Em comunicado, o Instituto de Gestão do Crédito Público salienta que a sua proposta, aprovada pela tutela, tem já em conta o financiamento realizado durante grande parte do primeiro trimestre do ano.

As necessidades de financiamento, que serão satisfeitas com recurso à emissão de dívida, ascendem entre 24 a 25 mil milhões de euros. Um valor que representa um aumento de 50% face aos 16 mil milhões de euros do ano passado e superam os 20 mil milhões de euros estimados pelo presidente do IGCP.

Em declarações ao "Financial Times", a 25 de Fevereiro, o presidente do IGCP estimava em 20 mil milhões de euros o valor das emissões de obrigações do tesouro (OT) a realizar pelo instituto que gere a dívida do Estado.

Agora, de acordo com o comunicado do IGCP, o montante de financiamento a ser satisfeito através da emissão bruta de OT situar-se-á entre 20 e 22 mil milhões de euros.

“O programa de financiamento visa assegurar o financiamento requerido pela execução orçamental, prosseguindo os objectivos de minimização dos custos da dívida numa perspectiva de longo prazo e a não exposição a riscos excessivos, através da implementação das estratégias definidas para a emissão de instrumentos de dívida pública, redução do saldo da dívida, minimização dos excedentes de tesouraria e limitação e controlo dos riscos, incluindo de refinanciamento, crédito e taxa de juro”, refere o comunicado.

O IGCP lembra que no mês de Fevereiro de 2010 foi já emitida uma nova série de OT, na maturidade dos 10 anos, prevendo-se a abertura de uma segunda nova série durante o segundo trimestre, com maturidade e data a ser oportunamente anunciada ao mercado.

Através de bilhetes do tesouro, instrumentos de dívida de prazo mais curto, o IGCP prevê emitir entre 1 e 2 mil milhões de euros, sendo que serão lançadas 8 novas linhas em 2010.


Fonte: Jornal de Negócios

Sem comentários:

Enviar um comentário