O YouTube apresenta-se hoje de "cara lavada", com algumas alterações ao sistema de comentários e votação, a criação de listas de reprodução automática e um interface mais "limpo" que, segundo a empresa, se destina a dar maior visibilidade aquele que é o objecto do site: os vídeos.
O espaço dedicado às imagens está maior e muita da informação anteriormente disponibilizada foi retirada, mudada de sítio ou comprimida em janelas que podem depois ser expandidas, caso o utilizador tenha interesse em consultá-las.
A coluna da direita passa a ser exclusivamente dedicada ao vídeos sugeridos pelo site, em função da sua relação com o que está a ser reproduzido, com a descrição do vídeo a ser apresentada por baixo da imagem, seguida dos comentários - organizados de acordo com a sua pontuação e actualidade.
Os campos para resposta e votação passam a estar escondidos, ficando visíveis quando o utilizador passa o cursor sobre o comentário.
O nome do autor e número de outras publicações disponíveis do mesmo são apresentados numa barra por cima da imagem, que também precisa de um "clique" para revelar a lista completa de vídeos do autor.
No que respeita à votação, o antigo sistema "estrelas" foi substituído por um mais simples, que apenas permite dizer "gosto" ou "não gosto", sendo que quem tenha conta no serviço poderá depois solicitar a reprodução da lista de vídeos que marcou - que ficam guardados na secção "vídeos que eu gostei".
A lista de vídeos sugerida por associação com aquele que está a ser visionado passa a contar com uma opção para "activar reprodução automática", que, como o nome indica, faz com que os vídeos na lista sejam apresentados sem que o utilizador precise de fazer mais seleccções.
As alterações, que a empresa vem preparando há cerca de oito meses, destinam-se a suprimir algum do "ruído" introduzido durantes os últimos dois anos pelas várias funcionalidades que têm sido acrescentadas ao serviço, explicou um responsável do YouTube à imprensa internacional.
As alterações disponibilizadas a título experimental desde 25 de Março, para os utilizadores que acedessem à preview a partir do blog do YouTube, passam agora a ditar a nova imagem daquela que é a maior comunidade online de partilha de vídeos.
Fonte: TeK
Sem comentários:
Enviar um comentário