domingo, 25 de abril de 2010

Governo britânico pede desculpas por ridicularizar o Papa

O governo britânico pediu hoje, domingo, desculpa ao Vaticano pela redacção de um documento oficial interno em que sugere assinalar a visita do Papa ao Reino Unido com a abertura de uma clínica de aborto e o lançamento de uma marca papal de preservativos.

O documento, a que teve acesso o "The Sunday Telegraph”, foi intitulado "A visita ideal seria..." e sugeria também o lançamento de uma linha telefónica de ajuda para menores vítimas de abusos de sacerdotes pedófilos.

O texto foi enviado a funcionários do governo e a Downing Street, residência oficial do primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, na sequência da visita de Estado do papa Bento XVI agendada para o próximo mês de Setembro.

Muitas das propostas sobre a viagem parecem ridicularizar ensinamentos da Igreja Católica sobre assuntos como o aborto, a homossexualidade, os métodos anticoncepcionais e os problemas que enfrenta actualmente o Vaticano face às denúncias em vários países de abusos de sacerdotes pedófilos, segundo aquele semanário.

Após o acesso pela imprensa do documento, o ministério dos Negócios Estrangeiros britânico veio pedir publicamente desculpas e anunciou hoje, domingo, que o responsável pela elaboração do texto foi transferido para outras funções no ministério.

Aparentemente, o ministro dos Negócios Estrangeiros, David Miliband, ficou "chocado" com o conteúdo do documento, enquanto o embaixador britânico para o Vaticano, Francis Campbell, se reuniu com representantes da Santa Sé para expressar o sentimento do Governo britânico.

O Ministério das Relações Exteriores confirmou que o documento foi elaborado por um pequeno grupo de jovens funcionários que trabalham na visita papal.

Entre outras coisas, o relatório sugeria que o Papa cantasse com a Rainha Elizabeth II para arrecadar fundos para instituições de caridade e que celebridades como a cantora Susan Boyle participassem nas comemorações da viagem Papal.

"Está claro que se trata de um documento tonto, que de maneira nenhuma reflecte a política ou os pontos de vista do governo do Reino Unido e do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Está claro que muitas das ideias contidas no documento são imprudentes, ingénuas e desrespeitadoras", afirmou o ministério em comunicado.

"O ministério dos Negócios Estrangeiros lamenta muito este incidente e está profundamente arrependido pela ofensa causada. Valorizamos muito a relação próxima e produtiva entre o Reino Unido e a Santa Sé e queremos aprofundar ainda mais com a visita do Papa Bento XVI no final do ano", acrescentou.

O Papa, que vai estar em solo britânico entre 16 e 19 de Setembro, vai visitar algumas cidades do país e beatificar o Cardeal John Newman.

Esta é a primeira visita de um pontífice ao Reino Unido desde a deslocação ao país de João Paulo II em 1982.


Visite a fonte da informação aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário