sexta-feira, 23 de abril de 2010

Lucro do BPI desce mais que o esperado

O Banco BPI anunciou hoje que obteve lucros de 45,1 milhões de euros nos primeiros três meses deste ano, uma queda de 9,9% face ao mesmo período do ano passado, que foi mais pronunciada do que estimavam os analistas.

Analistas contactados pela Reuters estimavam que os lucros do banco liderado por Fernando Ulrich atingissem 47,7 milhões de euros, uma queda de 5% face aos 50,1 milhões de euros obtidos no primeiro trimestre do ano passado.

Ao nível operacional o BPI também registou uma deterioração dos seus indicadores, com a margem financeira a descer 13,5% para 158,6 milhões de euros e o produto bancário a cair 11,2% para 261,2 milhões de euros.

Em reflexo, os resultados operacionais baixaram 22,3% para 92 milhões de euros, com a queda de 3,8% verificada nos custos de estrutura a serem insuficientes para compensar a descida da actividade do banco.

A queda nos lucros não foi mais acentuada uma vez que o banco reduziu de forma substancial as imparidades para crédito. Baixaram 48,7% para 19,1 milhões de euros.

Banca comercial em Portugal pesa um terço nos lucros

Outro factor a impulsionar os resultados foi a actividade do banco no exterior, já que a actividade doméstica de banca comercial representou apenas um terço dos lucros. Atingiram 15,1 milhões de euros (queda homóloga de 35,5%), sendo que a rentabilidade do capital próprio médio alocado ficou-se pelos 3,4%.

Já a actividade internacional representou mais de metade dos lucros obtidos, contribuindo com 28,2 milhões de euros, reflectindo a apropriação de 50,1% do lucro individual do BFA. Os lucros da actividade internacional, que reflectem o negócio em Angola, aumentaram 18,5%.

Os recursos totais de clientes aumentaram 0,9% relativamente a Março de 2009, enquanto a carteira de crédito concedido cresceu 3,1%.

No comunicado com a apresentação de resultados o BPI assinala que “mantém uma situação confortável de recursos e liquidez”. No final do trimestre, o rácio de requisitos de fundos próprios situava-se em 10,9%, o Tier I em 8,6% e o core Tier I em 7,8%.


As acções do BPI fecharam a subir 0,72% para 1,814 euros.

Fonte: Jornal de Negócios

Sem comentários:

Enviar um comentário