sexta-feira, 30 de abril de 2010

Ministros das Finanças da Zona Euro reúnem Domingo à tarde em Bruxelas

Os ministros das Finanças da Zona Euro vão reunir-se domingo à tarde em Bruxelas, para discutir a activação do plano de apoio à Grécia, confirmou hoje o porta-voz do presidente do Eurogrupo.

Jean-Claude Juncker, que lidera o grupo de ministros da Zona Euro, convocou a reunião para as 16:00 locais (15:00 de Lisboa), precisou o porta-voz, em declarações à agência noticiosa francesa AFP.

Inicialmente, a ideia era os ministros reunirem-se através de videoconferência, como indicara anteriormente a mesma fonte.

A reunião é agendada numa altura em que é anunciado como iminente um acordo entre Grécia, União Europeia e Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre os detalhes do apoio, tendo hoje o ministro das Finanças grego, Georges Papaconstantinou, confirmado que as partes estão "muito perto" de um compromisso sobre um plano trienal de ajustamento das finanças públicas "sem precedente" no país.

As negociações deverão ser concluídas durante o fim-de-semana, centram-se nas medidas de redução da despesa que a Grécia tem de tomar em troca de um empréstimo dos países da zona euro e do FMI.

A Grécia pediu há uma semana a activação do plano do Fundo Monetário Internacional e da UE para ultrapassar a grave situação financeira do país, que em 2009 registou um défice de 13,6%.

Domingo, os ministros das Finanças da "Eurolândia" poderão dar o seu acordo de princípio ao acordo e à consequente ativação do plano, que deverá ser formalizada, ao nível de chefes de Estado e de Governo da Zona Euro, na cimeira extraordinária agendada para 10 de maio, também em Bruxelas.


Fonte: Jornal de Negócios

Sem comentários:

Enviar um comentário