È isso mesmo, foi descoberto e identificado o grupo de criminosos responsáveeis por 66 por cento dos casos de phishing existentes no segundo semestre de 2009.
A revelação é feita num relatório publicado pela organização Anti-Phishing Working Group (APWG) que analisa o fenómeno do phishing, um tipo de crime informático baseado na criação de páginas falsas de instituições legítimas para roubar os dados pessoais dos cibernautas ou propagar vírus informáticos.
Assim, de acordo com a organização o gangue Avalanche foi identificado como responsável por cerca de dois terços do total dos casos de phishing identificados no final do ano passado.
O APWG acredita que os membros deste grupo de criminosos saíram de uma outra quadrilha desmantelada em 2008, tendo a mesma sido uma das mais activas do mundo até ao seu fim.
O sucesso destes criminosos estava assente na utilização de tecnologias de topo para criar sites falsos e distribuir programas de roubo de identidade.
No relatório o APWG è revelado ainda que, durante o segundo semestre do ano de 2009 foram identificados um total de 126.697 ataques de phishing, o que representa o dobro face ao semestre anterior.
A organização adianta que apesar de ter conseguido desactivar a infra-estrutura do grupo, este continua activo.
Consulte o relatório neste link
Sem comentários:
Enviar um comentário