quarta-feira, 12 de maio de 2010

Lula e Sócrates encontram-se duas vezes este mês

Lula da Silva e José Sócrates vão encontrar-se duas vezes este mês. A primeira, a 19 de Maio em Lisboa, e a segunda entre 27 e 28 no Rio de Janeiro. Os dossiês Vivo/Portugal Telecom/Telefónica, Galp/Petrobrás/Eni e Cimpor/Camargo Côrrea/Votorantim deverão ser abordados, embora de forma informal, pelo Presidente da República brasileiro e o primeiro-ministro português.

Lula da Silva vai estar presente entre 16 e 18 de Maio, em Madrid, na cimeira União Europeia/América Latina, onde José Sócrates estará também presente, e no dia seguinte voa até Lisboa para um encontro informal com o primeiro-ministro. A passagem pela capital portuguesa, aliás, não durará mais cinco a seis horas.

Uma semana depois José Sócrates viajará para o Rio de Janeiro para um encontro da “Aliança das Civilizações” uma iniciativa das Nações Unidas que tem como Alto Representante o ex-presidente da República, Jorge Sampaio, cujo objectivo é o de apoiar, através de uma rede de parcerias, o desenvolvimento de projectos que promovam o entendimento e a reconciliação entre culturas a nível global, em particular, entre as sociedades muçulmanas e ocidentais.

Durante estes encontros, Lula da Silva e José Sócrates não deixarão de abordar a proposta que a Telefónica fez à Portugal Telecom para a compra da participação desta na empresa brasileira Vivo, a qual promete uma guerra dura entre as operadoras ibéricas. A entrada da Petrobras no capital da Galp, substituindo os italianos da Eni, será outro dos assuntos de abordagem inevitável, o mesmo sucedendo em relação à entrada dos brasileiros a Camargo Corrêa e da Votorantim no capital da Cimpor.

Após a sua estada no Brasil, José Sócrates deverá visitar a Venezuela, para acompanhar a evolução do negócios feitos entre as empresas portugueses e o Governo daquele país, os quais necessitam de acompanhamento permanente e de um empurrão político.


Visite a fonte da informação aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário