Os fundos de investimento mobiliários portugueses continuam a eleger o Banco Espírito Santo e a Semapa como as acções preferidas nas suas carteiras, sendo que o banco liderado por Ricardo Salgado representava em Abril quase quarto do investimento dos fundos em acções portuguesas.
De acordo com o relatório hoje divulgado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), no mercado accionista nacional, os títulos do Banco Espírito Santo foram os que captam a maior proporção do valor sob gestão, representando 23,8% do total aplicação em acções portuguesas, ou 170,9 milhões de euros.
Enquanto o BES concentra quase um quarto das aplicações dos fundos em acções portuguesas, a Semapa permanece em segundo lugar, com 8,4%. Nos lugares seguintes surgem a Portugal Telecom (6,5%) e a Galp Energia (6,5%).
Num mês de quedas acentuadas na praça portuguesa, o valor do investimento dos fundos em acções portuguesas recuou 13,1% para 717,6 milhões de euros. Em acções europeias a descida atingiu 4,3% e fora da EU verificou-se um aumento de 4,8%.
O investimento dos fundos em activos portugueses – mercado accionista, obrigacionista e outros – recuou 7,1%, representando agora 11,1% do total, o terceiro mercado mais representativo.
Ainda de acordo com o relatório da CMVM, o valor aplicado pelos fundos de investimento mobiliário em dívida pública nacional subiu 6,8% face ao mês anterior, atingindo 150,2 milhões de euros.
Em contrapartida, o valor das aplicações em dívida pública estrangeira desceu 4,7% para 1,14 mil milhões de euros.
Visite a fonte da informação clicando aqui
Sem comentários:
Enviar um comentário