sexta-feira, 7 de maio de 2010

Saúde pública prevê capacitar 100 parteiras tradicionais no Kwanhama

Cem parteiras tradicionais do município do Kwanhama, província do Cunene, vão beneficiar de formação de refrescamento sobre técnica de trabalho, para proporcionar melhor desempenho das mesmas durante os trabalhos de parto.

A informação foi avançada hoje à Angop pelo chefe do Departamento de Saúde Pública Controlo e Endemias na região, João Pedro, afirmando que a formação enquadra-se de um plano do Ministério da Saúde que está em curso desde 2009 a nível da província, tendo em conta a redução de mortes materno-infantis nas comunidades rurais.

De acordo com o responsável, durante a formação as parteiras tradicionais vão aprender as novas técnicas modernas de assistência ao parto, de conservação do material e esterilização.

Realçou ainda que durante o primeiro trimestre do ano em curso a Direcção da Saúde em coordenação com a Organização da Mulher Angolana (OMA) procederam à entrega de kits de trabalhos a cerca de 450 parteiras, compostos por luvas, máscara, compressas já esterilizadas, toalhas, panos, tesoura, desinfectantes, bata de serviço, bacias, baldes entre outros.

João Pedro realçou ainda que a direcção da saúde, em parceria com a Direcção da Família e Promoção da Mulher, está a desenvolver actividades de sensibilização sobre a importância das consultas pré e pós parto, com vista a incentivar as gestantes e mulheres em idade fértil a frequentarem unidades hospitalares.


Visite a fonte da informação aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário