segunda-feira, 28 de junho de 2010

Criado método para prever idade da menopausa

Um estudo levado a cabo por uma equipa de cientistas iranianos desenvolveu um método que permite prever quando é que uma mulher irá entrar na menopausa.

O estudo decorreu durante 12 anos e realizou-se com base em 266 mulheres, entre os 20 e os 49 anos.

O método usado pelos cientistas da Universidade de Ciências Médicas Shahid Beheshit, em Teerão, consiste numa análise de sangue, em que se identifica a hormona antimulleriana (HAM), responsável pelo controlo da produção de folículos nos ovários, produzida nestes órgãos. Deste modo, é possível prever a idade da menopausa a partir dos 20 anos.

Esta fase da vida da mulher ocorre por volta dos seus 50 anos, quando deixa de ovular, facto que desencadeia uma diminuição na produção de hormonas.

Fahimed Ramezani Tehrani, investigadora e coordenadora do estudo, explica que foi possível desenvolver um método estatístico capaz de revelar a idade em que chegarão à menopausa consoante os níveis de HAM no sangue em determinada faixa etária.

“Por exemplo, se uma mulher de 20 anos tiver uma concentração de HAM de 2,8 nanogramas por mililitro de sangue, estimamos que vai atingir a menopausa entre os 35 e os 38 anos.”, sublinha.

Dagan Wells, cientista do Departamento Nuffield de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade de Oxford, sublinha que esta é uma fórmula que ajuda as mulheres a planear a sua vida reprodutiva.

"Dado que as mulheres hoje em dia tendem a iniciar a família cada vez mais tarde, adiando essa decisão até terem uma carreira estabelecida ou até que apareça a 'pessoa certa', qualquer conhecimento prévio sobre a duração do período fértil as ajudaria a planear com antecedência", disse.

O método é apresentado hoje, segunda-feira, no encontro anual da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia, em Roma.


Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário