terça-feira, 15 de junho de 2010

Foguete "Satanás" leva satélite de monitoramento do Sol

Um foguete intercontinental SS-18, da ex-União Soviética, decolou hoje levando ao espaço três satélites europeus, incluindo um satélite para monitorar o impacto do Sol nas mudanças climáticas, informou o Centro Nacional de Estudos Espaciais (CNES, em sua sigla em francês), da França.

Mais de 80% das mudanças climáticas na Terra são atribuídas a gases-estufa, que seguram o calor do Sol na atmosfera terrestre. Os outros 20% são atribuídos em grande parte a variações nas emissões de radiação do Sol.

O satélite Picard, batizado em homenagem a um astrônomo francês do século 17 que estudou a atividade solar, irá orbitar a Terra a uma altitude de 725 quilômetros.

O satélite leva um telescópio que irá capturar imagens do Sol em cinco comprimentos de onda, e dois outros instrumentos para medir a energia emitida pelo astro.

O SS-18 foi apelidado de "Satanás" pela Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) durante o período da Guerra Fria. Nos anos 90, uma grande quantidade de mísseis foram convertidos para uso civil, permitindo o lançamento de cargas, como satélites, em órbitas baixas ao redor da Terra.


Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário