quarta-feira, 16 de junho de 2010

Portugal agenda novo leilão de dívida no valor de 800 milhões de euros

O Instituto de Gestão do Crédito Público (IGCP), que hoje colocou mais de 700 milhões de euros em bilhetes do Tesouro, agendou para 23 de Junho um novo leilão. Pretende financiar-se em até 800 milhões. De acordo com dados citados pela Bloomberg, o IGCP vai efectuar uma emissão de obrigações de dívida pública com maturidade de cinco anos. O objectivo é obter um financiamento de até 800 milhões de euros.

Esta nova emissão é anunciada depois de Portugal ter efectuado uma emissão de bilhetes do Tesouro. Neste leilão, a procura superou em mais de duas vezes a oferta, o que ditou um financiamento maior do que o previsto. A taxa de juro mais do que duplicou para 2,689%.

A operação realizou-se num dia de enorme pressão sobre os juros da dívida de Portugal, em resultado da possibilidade da vizinha Espanha vir a recorrer à ajuda da União Europeia e do FMI.
Hoje, as obrigações do Tesouro a 10 anos estão em queda acentuada, atirando a “yield” para 5,575%, mais 16 pontos base do que na véspera. Na maturidade a cinco anos, a taxa fixou-se nos 4,354%, subindo mais de 20 pontos face à última sessão.


Visite a fonte da informação aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário