segunda-feira, 12 de julho de 2010

Banca espanhola precisa de 50 mil milhões de euros de capital

As previsões do Royal Bank of Scotland para a banca espanhola são muito pouco animadoras. A instituição estima que o sector vai precisar de uma injecção de capital de 50 mil milhões de euros e que a economia vai voltar à recessão.

O banco britânico acredita que os testes de "stress" realizados à banca espanhola vão indicar que o sector bancário espanhol precisa de 20 mil milhões de euros. Para o Royal Bank of Scotland este valor é, claramente, "insuficiente" para as necessidades do sector.
Os cálculos do Royal Bank of Scotalnd indicam que a banca espanhola vai precisar de uma injecção de capital de 50 mil milhões de euros. Com esta injecção de capital os bancos espanhóis estarão em melhor posição para recuperar o acesso ao financiamento dos mercados e "recuperar as suas carteiras de activos e fazer frente aos novos empréstimos necessários para colocar a economia no caminho da recuperação", escreve o Royal Bank of Scotland segundo o "site" do "Expansion".

Recessão e necessidade de recorrer ao fundo europeu

As previsões do Royal Bank of Scotland para Espanha não terminam aqui. O banco britânico antecipa que a economia vai entrar novamente em recessão e que o país vai necessitar de recorrer ao fundo de emergência europeu.

O Royal Bank of Scotland escreve hoje num relatório intitulado "Prova de 'stress' a Espanha" que há 60% de hipóteses da economia espanhola voltar a entrar em recessão.

Neste relatório o banco sublinha que "um sistema bancário saudável é um requisito prévio para a reconstrução da economia de Espanha".

"Uma resposta política forte e coerente é, assim, justificada dada a actual falta de confiança dos investidores internacionais e a grande quantidade de títulos da dívida espanhola em mãos estrangeiras. Uma resposta política contundente deve incluir uma recapitalização do sector bancário espanhol, a compra por parte do Banco Central Europeu de dívida pública e privada e o uso do recente fundo de resgate europeu", acrescenta o Royal Bank of Scotland.


Visite a fonte da informação aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário