quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Google cria serviço de ligações a telefone através do computador

A gigante norte-americana anunciou ontem que os detentores de contas Gmail estão agora aptos a ligar para telefones directamente do e-mail, entrando assim num mercado dominado pela Skype.

A Google, que já oferecia serviços de ligação por voz entre computadores e de conversação com vídeo, anunciou que, a partir de quarta-feira, estará igualmente disponível um serviço que permitirá fazer chamadas para telefones fixos e móveis a partir do Gmail, segundo avança a Reuters.

Os analistas defendem que o novo serviço será um concorrente, sobretudo da Skype, e não tanto das companhias telefónicas tradicionais que, dada a cada vez maior concorrência, têm baixado bastante os preços nos últimos anos.

“Isto é um risco para a Skype. É um concorrente com uma marca muito forte”, adiantou Todd Rethemeier da Hudson Square. “Telefonar já é tão barato que eu não acho que o serviço atraia um grande número de chamadas domésticas. Poderá, isso sim, afectar o mercado de chamadas internacionais”, concluiu.

A Google anunciou que as chamadas dos utilizadores norte-americanos dentro dos EUA e para o Canadá serão grátis até ao final deste ano, e que as chamadas para países como Inglaterra, França, Alemanha, China e Japão custarão algo como 2 cêntimos por minuto.

A empresa norte-americana adiantou que o serviço estará disponível no serviço de “chat” e poderá ser accionado num botão denominado “Call Phone” que, quando pressionado, fará aparecer um teclado numérico onde se poderá discar o número de telefone desejado.

As chamadas cobráveis sê-lo-ão através de uma conta “online” que os utilizadores liquidarão através de cartão de crédito, adiantou a Google.

Para Steve Clement, da Pacific Crest, este serviço não significará uma redução do serviço de telefone fixo uma vez que “o tipo de pessoa que usa um serviço deste tipo não é o tipo de pessoa que ainda tenha um telefone fixo”, justificou.


Para visitar a fonte da informação, click aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário