terça-feira, 21 de setembro de 2010

Concursos e Empregos: Paraíba terá mais de 1,7 mil vagas temporárias até a chegada do Natal

Mais de 1,7 mil vagas de empregos temporários na Paraíba serão abertas até a chegada do Natal, segundo pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem). A projeção de 2010 é mais que o dobro do ano passado e representa o quarto maior volume de vagas do Nordeste, perdendo apenas para as três maiores economias da Região: Bahia (8.660), Ceará (7.075) e Pernambuco (5.352).

No final do ano passado, foram contratados na Paraíba pouco mais de 800 temporários, o que representou 0,64% do total do Brasil e 5,23% da região Nordeste. Em 2009, a Paraíba foi apenas o 7º colocado no ranking da região. Em 2010, haverá crescimento na participação do Estado na região Nordeste para 6,29% (27,1 mil) e 1,25% no país (139,8 mil).

Do total dos empregos temporários que serão criados no último trimestre de 2010, a estimativa da Asserttem é que 28% do volume total de contratos se tornem efetivos depois da experiência. “A média é que a cada 10 temporários contratados, apenas três são efetivados”, prevê Jismália de Oliveira Alves, diretora de comunicação da Asserttem, ao acrescentar que “os números desta pesquisa encomendada ao Instituto de Pesquisa Manager (Ipema), contemplam apenas os empregos temporários firmados de acordo com a Lei 6.019/74, excluindo estagiários, terceirizados e contratos informais”, afirmou.

De acordo com o estudo, os setores de comércio e serviços deverão ser responsáveis pela maioria das vagas temporárias na Paraíba. Os maiores empregadores na época do Natal são lojas de rua, supermercados e shoppings e 75% das vagas serão preenchidas por pessoas entre 18 e 39 anos. As principais funções que devem gerar vagas temporárias são analista de crédito, atendimento, crediário, embalador, estoquista, etiquetador, fiscal de caixa e de loja, operador de telemarketing, Papai Noel, promotor de vendas, repositor e vendedor. A remuneração média vai oscilar entre R$ 650 e R$ 890, com direito a benefícios como transporte e refeição.

O comércio de João Pessoa já começou a fazer seleção para contratar temporários. As três unidades da Casa Pio, lojas de calçados, pretendem contratar pelo menos 35 novos funcionários em regime temporário na primeira semana de outubro. “Já vamos reforçar o quadro para o Dia da Criança (12 de outubro), quando as vendas começam a se intensificar. Estamos recebendo currículos de alguns candidatos e devemos selecionar cinco deles apenas nesta unidade do Shopping Tambiá”, revela o gerente de Vendas da Casa Pio, no Shopping Tambiá, Joseílton Santos, que comemora os números do crescimento de sua loja. “Tem sido um ano especial de vendas a cada mês”, comenta. Já os gerentes de lojas de vestuário como Riachuelo e Marisa projetam contratar, porém, no último mês do ano.

PAÍS: 139 mil vagas

Caso a previsão de abertura de 139 mil vagas temporárias em todo o país se confirme, será o melhor resultado da história, com alta de 11% em relação aos postos criados no ano passado (125 mil). Para o presidente da Asserttem, Vander Morales, o aumento da renda familiar e a estabilidade da economia são os grandes responsáveis pelo otimismo do mercado. “Com aproximadamente 44% dos consumidores, a classe C continua em evidência, principalmente após a migração de brasileiros vindos de classes mais baixas”.

Para Morales, com um cenário econômico favorável, empresas de bens e serviços sentem-se impulsionadas a produzir mais e a direcionar suas estratégias para este público, gerando um ciclo virtuoso de consumo. A região Nordeste terá uma participação estimada de quase 20% do total das vagas do país (27.175), enquanto 7,6 mil resultarão em empregos fixos no final.


Visite aqui a fonte da informação

Sem comentários:

Enviar um comentário