sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Sonda Cassini revela características da aurora de Saturno

Novas imagens artificialmente coloridas da aurora brilhante de Saturno ao longo de dois dias está a ajudar os cientistas a compreender um dos fenómenos mais impressionantes do Sistema Solar. A composição foi feita a partir de dados da sonda Cassini, da Nasa.


As imagens serão apresentadas pelo cientista Tom Stallard esta sexta-feira no Congresso Europeu de Ciência Planetária, em Roma.

No filme produzido pela equipa de Stallard, o fenómeno da aurora claramente varia ao longo de um dia de Saturno, que dura cerca de 10 horas 47 minutos.

«As auroras de Saturno são muito complexas e estamos apenas a começar a compreender todos os factores envolvidos», diz Stallard. «Este estudo irá proporcionar uma visão mais ampla da grande variedade de características da aurora, e permitir-nos á compreender melhor o que controla essas mudanças na sua aparência», acrescenta.

As auroras ocorrem de forma semelhante às luzes do norte e do sul da Terra. Partículas do vento solar são canalizadas pelo campo magnético de Saturno para os pólos do planeta, onde interagem com partículas electricamente carregadas na atmosfera superior e emitem luz.

Em Saturno, no entanto, as características da aurora também podem ter relação com ondas electromagnéticas geradas quando as luas do planeta se movem através do plasma que ocupa a magnetosfera de Saturno.


Para visitar a fonte da informação, click aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário