quinta-feira, 30 de setembro de 2010

"Spread" da dívida portuguesa abaixo dos 400 pontos base

Os juros das obrigações portuguesas continuam em queda e a reduzir o prémio face às “bunds” alemãs, com as medidas de austeridade a serem bem recebidas nos mercados. 


Os juros das obrigações portuguesas continuam em queda e a reduzir o prémio face às “bunds” alemãs. O “spread” já desceu da fasquia dos 400 pontos base.

As “yields” das obrigações portuguesas têm subido e atingido máximos desde a entrada do euro. Esta evolução tem feito disparar os “spreads” para níveis historicamente elevados.

Hoje a tendência é de queda, depois do Governo ter apresentado novas medidas de austeridade para reduzir o défice orçamental.

Os juros das obrigações a 10 anos estão a descer 23 pontos base para 6,235%, reduzindo para 396 pontos base o “spread” face às obrigações alemãs, que hoje estão em 2,237%.



Nas maturidades mais curtas, a cinco e a dois anos a tendência é semelhante. Nas obrigações a cinco anos, a taxa de juro está a cair 24,3 pontos base para 5,235%, enquanto a “yield” das “bunds” está a subir 0,3 pontos para 1,479%.



No período mais curto, a dois anos, os juros das obrigações portuguesas estão a descer 20,5 pontos base para 4,151%. Já os juros das “bunds” estão a subir 0,4 pontos base para 0,833%, reduzindo para 331 pontos o “spread” entre as duas “yields”.


A subida dos juros das obrigações alemãs surge numa altura em que a pressão sobre países como Portugal diminui, depois de terem sido apresentadas medidas de austeridade que passam pelo corte de salários na função pública, o congelamento das pensões, reduções dos encargos com prestações sociais e aumento da taxa de IVA de 21% para 23%.

Na Irlanda, os juros das obrigações a 10 anos estão a descer 13,4 pontos base para 6,566%, reduzindo para 429 pontos o “spread” face às obrigações alemãs.


Hoje o ministro irlandês das Finanças Brian Lenihan anunciou que o défice público do país irá chegar aos 32% do PIB (Produto Interno Bruto) este ano, devido ao resgate do Anglo Irish Bank, mas manteve o compromisso de ficar abaixo dos 3% em 2014.

Também em Espanha os juros das obrigações a 10 anos estão em queda, no dia em que a Moody’s cortou o “rating” da dívida espanhola e o Governo apresentou no parlamento o Orçamento do Estado para 2011.

Os juros das obrigações a 10 anos estão a descer 0,7 pontos base para 4,121%, reduzindo para 244 pontos o “spread” face às obrigações alemãs.


Visite aqui a fonte da informação

Sem comentários:

Enviar um comentário