sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Alberto Contador nega transfusão sanguínea

O ciclista espanhol, Alberto Contador, negou esta sexta-feira que o seu controlo anti-doping com resultado anómalo esteja relacionado com uma auto-transfusão e sim com uma contaminação alimentar.

De acordo com o jornal francês ‘L’Equipe’, foram encontrados, na urina do ciclista, vestígios da substância clembuterol e de um componente plástico presente nas bolsas de sangue, o que pode indiciar uma auto-transfusão.

Jacinto Vidarte, porta-voz de Contador, disse à Associated Press que o vencedor de três edições da Volta a França (2007, 2009 e 2010) "nega categoricamente ter feito uma transfusão de sangue", referindo-se à notícia como uma "história de ficção científica".

Vidarte esclareceu ainda que ninguém da UCI comunicou a Alberto Contador ter encontrado resíduos de plástico na amostra da sua urina e que a própria Agência Mundial Antidoping (AMA) ainda não validou o método para detectar esses vestígios.

Da parte da AMA, o diretor geral, David Howman, disse à Associated Press que o método está "totalmente validado e tem sido usado ao longo dos anos em alimentos industriais".

"O seu uso para propósitos de anti-doping está parcialmente validado e as evidências daí extraídas, entre outras, podem ser usadas nos tribunais", disse Howman.

In' O Jogo

Sem comentários:

Enviar um comentário