segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Homem está a acabar com a vida na Terra, alerta ONU

Na abertura da décima edição da Conferência das Partes sobre Biodiversidade (COP-10), o director do programa para o Ambiente das Nações Unidas (ONU), Achim Steiner, foi enfático ao afirmar que o homem está a acabar com a vida na Terra.

«Este é o único planeta no universo em que sabemos que existe vida como a nossa e estamos destruindo as bases que a sustentam», alertou.

O encontro começou esta segunda-feira em Nagoya, no Japão, e termina a 29 de Outubro. Durante estas próximas duas semanas, representantes de 193 países vão avaliar as metas de preservação ambiental assumidas para este ano e definir quais serão os próximos objectivos até 2020.

O tom pessimista pode ser observado ainda nos discursos de outras autoridades e especialistas da área ambiental, que chegaram a afirmar que o mundo está a caminhar para uma fase de extinção na mesma proporção do período em que os dinossauros desapareceram da Terra.

Para eles, a destruição da natureza tem afectado directamente a sociedade e a economia. A ONU estima que a perda da biodiversidade custa ao mundo entre 2 e 5 biliões de dólares por ano, principalmente nas partes mais pobres.

«(O monge budista) Teitaro Suzuki disse que o problema da natureza é um problema da vida humana. Hoje, infelizmente, a vida humana é um problema para a natureza», disse o ministro do Ambiente do Japão, Ryo Matsumoto.

«Temos de ter coragem de olhar nos olhos das nossas crianças e admitir que falhamos, individualmente e colectivamente, no cumprimento das metas prometidas no encontro de Joanesburgo (em 2002)», completou o ministro.

Matsumoto lembrou ainda que a perda da biodiversidade pode chegar a um ponto irreversível se não for travada a tempo.


Para visitar a fonte da informação, click aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário