terça-feira, 30 de novembro de 2010

John Lipsky: Notícias sobre o fim do euro foram "manifestamente exageradas"

O vice-director geral do Fundo Monetário Internacional (FMI) acredita que o valor do euro é "sólido". A ideia de que a moeda única está ameaçada é "exagerada".


"A noção de que o euro está sob pressão é manifestamente exagerada dado o que está a acontecer nos mercados", afirmou John Lipsky (na foto) numa entrevista concedida no World Economic Fórum Summit, que está a decorrer no Dubai.

A moeda da Zona Euro negociou, esta manhã, abaixo dos 1,30 dólares, pela primeira vez em mais de 10 semanas. Após as ajudas internacionais concedidas à Grécia e à Irlanda, a divisa tem sido penalizada pelos receios de contágio da crise da dívida a outros países periféricos, nomeadamente Portugal e Espanha.

Para John Lipsky as medidas tomadas na Irlanda "foram muito importantes" mas nunca se esperou que "aliviassem todas as incertezas do mercado". "O programa da Grécia já está em curso e ainda assim os mercados continuam muito cépticos face ao seu sucesso", exemplificou o responsável do FMI.

John Lipsky defendeu, neste entrevista, que as ajudas à Irlanda e à Grécia permitiram aos governos dos dois países ter espaço para fazer os ajustamentos necessários e "para convencer os mercados do sucesso dos seus esforços".

O contágio a outros países só pode ser evitado se os Governos continuarem a tomar as mediadas apropriadas, defendeu John Lipsky. "O que é importante é que as respostas [dos Governos] sejam proporcionais aos desafios", acrescentou o vice-director geral do FMI.

Para visitar a fonte da informação, click aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário