sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Nova Zelândia foi o primeiro país do mundo a festejar entrada em 2011

A Nova Zelândia celebrou hoje (quando eram 11h00 em Lisboa) o início do Ano Novo com um espetáculo de fogo-de-artíficio em Wellington, tornando-se o primeiro país do mundo a entrar em 2011.

No porto de Sidney estiveram também concentrados muitos australianos - esperavam-se 1,5 milhões - ara ver o fogo-de-artifício, considerado um dos melhores do mundo. Seguiram-se festejos em inúmeras cidades na Ásia, à medida que o relógio avança para ocidente.

No hemisfério norte, espera-se que a alegria da passagem para 2011 faça esquecer por momentos as agruras da crise na Europa, chegando depois a "bolha" de entusiasmo a Nova Iorque (EUA), onde tradicionalmente se concentram centenas de milhares de pessoas na Times Square.

Outro reveillon digo de nota mundial é no Rio de Janeiro, no Brasil. A cidade já está em contagem decrescente para a chegada de 2011 e na festa de Reveillon, só na praia de Copacabana, uma das mais famosas da cidade, serão queimadas à meia-noite 25 toneladas de foguetes.

O espectáculo de fogo será dividido em temas que dão as boas vindas à chamada "Década de Ouro". Serão feitas homenagens às riquezas naturais, à união dos povos, à celebração da vida, à simpatia do carioca e à paz no mundo.

No país mais populoso do mundo, o ano novo começará a 3 de Fevereiro, sob o signo do coelho, um dos doze animais do milenar zodíaco chinês, habitualmente associado à calma e à descrição.

Mas Pequim e muitas cidades chinesas não deixaram de festejar como um pouco por todo o mundo. Na antiga possessão de Macau, bem perto, a entrada em 2011 vai ser celebrada com dois espetáculos ao ar livre com artistas de Hong Kong, nos lagos Sai Van e ilha da Taipa, e o tradicional fogo de artifício à meia-noite (16h00 em Lisboa).

Fonte: SIC

Sem comentários:

Enviar um comentário